O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 6 de dezembro de 2025
Justiça e cidadania

Cartórios ampliam proteção jurídica para idosos em Goiás

Campanha nacional orienta profissionais a identificarem riscos de coação familiar, fraudes patrimoniais e violações de direitos na terceira idade

Luana Avelarpor Luana Avelar em 26 de julho de 2025
Violencia patrimonial de idosos

No Dia dos Avós, comemorado nesse sábado (26), os cartórios brasileiros destacam o papel que desempenham na garantia de direitos da população idosa. A campanha Cartório Protege Idosos, promovida pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), tem como base a Recomendação nº 46/2020 do Conselho Nacional de Justiça, que orienta os serviços extrajudiciais a adotarem procedimentos de escuta atenta, checagem de capacidade civil e atenção a sinais de vulnerabilidade e coação.

Em Aparecida de Goiânia, o tabelião Bruno Quintiliano, atua diretamente com esse público. “Infelizmente, muitos atos são realizados por meio de coação familiar ou social, e é dever dos cartórios verificar se a manifestação da vontade do idoso é livre e consciente”, explica. “Nosso trabalho vai além da formalização. Nós protegemos a dignidade e os direitos dessa população”.

A proteção jurídica é exercida por meio de instrumentos como o testamento público, a escritura de doação com cláusulas protetivas, a procuração pública, o ato notarial de autotutela e a escritura de união estável. “Muitas vezes o idoso vai ao cartório acompanhado de familiares e, por educação ou medo, acaba cedendo à vontade dos outros. Cabe a nós, profissionais da área, identificar essas situações e, se necessário, negar a lavratura do ato”, afirma Quintiliano.

Com o envelhecimento da população e o aumento das denúncias de abuso patrimonial, o trabalho preventivo dos cartórios torna-se essencial. “Nosso compromisso é com o respeito e a proteção de quem tanto já fez por nós. Garantir a segurança jurídica do idoso é um ato de cidadania e justiça social”, conclui o tabelião.

 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também