Anapolina vence o Tupy e está de volta à elite do Goianão após cinco anos
Rubra confirma acesso em Jussara e agora busca o bicampeonato da competição de maneira invicta
A Anapolina está de volta à elite do Campeonato Goiano. Depois de cinco anos, a Rubra confirmou seu retorno na manhã deste domingo (27) ao vencer o Tupy de Jussara por 1 a 0 no Estádio Geraldão, pela penúltima rodada da Divisão de Acesso. O único gol da partida foi marcado por Felipe Pacajus, na etapa final.
O jogo
A Xata entrou em campo dependendo apenas de si para garantir o acesso e começou o jogo pressionando, exigindo boas defesas do goleiro Luís Felype. Na volta do intervalo, mesmo sem chances de acesso, o Tupy voltou melhor, mas foi a Anapolina quem balançou as redes. Com o lateral-direito Felipe Pacajus, de cabeça, aos 18 minutos do segundo tempo.
Após o gol, a equipe comandada por Flávio Tanajura soube administrar a vantagem até o fim da partida e, ao apito final, comemorou o tão esperado retorno à Primeira Divisão estadual. Invicta até aqui na competição, a Rubra fecha sua campanha no próximo domingo (3), quando enfrenta o Centro-Oeste, às 15h30, no Estádio Jonas Duarte, em duelo que pode valer o bicampeonato da Divisão de Acesso.

A Rubra é Xata!
Com o resultado, a Anapolina volta a figurar entre os protagonistas do futebol goiano. O clube tem uma trajetória marcante ao longo de seus 77 anos de história:
- Em 1981, foi vice-campeã brasileira da Série B, perdendo a final para o Guarani.
- No mesmo ano, conquistou o título do Campeonato Goiano dentro de campo, contra o Goiás, mas perdeu a taça nos tribunais por conta da escalação irregular de um jogador.
- Em 1982, disputou a Série A, chegou às oitavas de final e foi eliminada pelo São Paulo, até então, a melhor campanha de um time goiano na história do Brasileirão.
- Em 1983, voltou a ser vice-campeã estadual, novamente superada pelo Goiás.
- Já em 2000, havia terminado o Goianão em terceiro lugar, mas herdou mais um vice-campeonato após o Vila Nova ser punido na final contra o Goiás.
Disputa pela última vaga
Com 27 pontos, a Rubra já garantiu seu retorno. Agora, a briga fica pela segunda vaga de acesso.
No momento, o Centro-Oeste ocupa a vice-liderança com 24 pontos e pode conquistar o acesso inédito ainda neste domingo. Para isso, torce por um tropeço do Rio Verde, que enfrenta o Morrinhos, às 17h, no Estádio Mozart Veloso do Carmo.
Caso a equipe alviverde vença, chega aos 23 pontos e a definição da última vaga fica para a última rodada. Nela, o Verdão do Sudoeste encara o já rebaixado Iporá no Estádio Ferreirão, enquanto o Centro-Oeste visita a Anapolina.
Goianão 2026
Com a classificação da Anapolina, o Campeonato Goiano de 2026 já tem 11 das suas 12 equipes definidas. Veja os clubes confirmados:
- Abecat Ouvidorense
- Anápolis
- Anapolina
- Aparecidense
- Atlético-GO
- Crac
- Goiás
- Goiatuba
- Inhumas
- Jataiense
- Vila Nova
A última vaga será preenchida por Centro-Oeste ou Rio Verde.