Este superalimento pode transformar a sua saúde — mais simples do que imagina
Este segredo natural hiper nutritivo pode prevenir de doenças crônicas como diabetes e hipertensão
A quinoa, um pseudocereal originário dos Andes, ganha destaque como um dos alimentos mais nutritivos da atualidade. Rica em proteínas completas, fibras, gorduras insaturadas, vitaminas e minerais, ela foi identificada como alimento funcional capaz de prevenir doenças crônicas como diabetes, hipertensão e hipercolesterolemia.
Uma vez que um artigo publicado em maio deste ano na Springer Nature aponta que o alimento possui propriedades antioxidantes, neuroprotetoras, imunorreguladoras, hipolipemiantes, antidiabéticas, anti-inflamatórias, antimicrobianas e anticancerígenas.
Um ensaio clínico publicado na Nutrients em 2018 demonstrou que 20 g diários de quinoa em forma de pão reduzem picos de glicemia pós-prandial significativamente em comparação com trigo, embora tenham pouco efeito sobre colesterol LDL em curto prazo.
Esses efeitos são atribuídos aos seus compostos bioativos: polifenóis, fitoesteróis, peptídeos antioxidantes e anti-inflamatórios e fibras fermentáveis, que modulam o metabolismo, reduzem lipídios e glicemia, e protegem contra o estresse oxidativo. Além disso, a quinoa é naturalmente isenta de glúten, sendo uma opção segura para pessoas com doença celíaca ou sensibilidade.
A quinoa (Chenopodium quinoa) contém ~16–18 % de proteína de alta qualidade, com todos os aminoácidos essenciais, além de fibras, ácidos graxos insaturados, vitaminas (B e E) e minerais como ferro, magnésio, zinco e fósforo. Uma xícara de quinoa cozida fornece cerca de 8 g de proteína, 5 g de fibra, além de micronutrientes relevantes.
Como preparar a quinoa
Por sua versatilidade e facilidade de preparo, a quinoa se torna ainda mais interessante. Uma vez que basta enxaguar para remover saponinas e cozinhar por 15 minutos! A quinoa pode ser incorporada a saladas, sopas, bowls, farofas e até sobremesas. Vale lembrar que o alimento tem um sabor muito suave e, por isso, é fácil de incluir na alimentação de adultos e crianças.
Em suma, os estudos indicam que a quinoa é mais que tendência. Trata-se de um alimento comprovadamente benéfico para a saúde metabólica e cardiovascular, acessível e adaptável a diversas dietas.