O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 6 de dezembro de 2025
Cinema goiano

Cine Cultura exibe curtas de animação com foco em ancestralidade e infância

“Jinga” e “Olhos Castos”, dirigidos por Felipe Pitombo, estreiam no dia 7 de agosto com entrada gratuita e narrativa sensível sobre racismo, empoderamento e memória afetiva

Luana Avelarpor Luana Avelar em 1 de agosto de 2025
unnamed
Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira (7), o Cine Cultura exibe curtas-metragens “Jinga” e “Olhos Castos”, do animador e cineasta goiano Felipe Pitombo. Com entrada gratuita e classificação livre, a sessão começa às 20h e integra o circuito de ações culturais promovido pela Lei Paulo Gustavo, com apoio da Secult Goiás, Ministério da Cultura e Governo Federal.

As duas animações, produzidas pelo Pitombo Studio, tratam de temas urgentes com delicadeza visual e narrativa poética. Em “Jinga”, uma menina de 12 anos vive um processo de empoderamento ao enfrentar o racismo escolar e descobrir a força de sua ancestralidade. Inspirado na figura histórica da Rainha Nzinga Mbandi e concebido em parceria com a historiadora Tiffane Gil, o curta combina técnicas tradicionais e animação cut-out para alternar os tempos históricos com o cotidiano da protagonista.

Já “Olhos Castos”, baseado na poesia de Leodegária de Jesus, primeira poetisa negra de Goiás, mergulha na infância como território de lembranças e traumas. Sem diálogos e com estética que remete ao giz de cera, o filme acompanha a trajetória de Isabel e Jorge, revelando as marcas afetivas da juventude nas relações adultas.

Felipe Pitombo, com mais de uma década de experiência em animação, tem se destacado por unir domínio técnico e compromisso social. Com passagens por produções como “Irmão do Jorel” e “Acorda, Carlo”, além de curtas premiados como “Fraterninho”, o diretor fortalece o protagonismo da animação goiana no cenário nacional.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também