O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
ECONOMIA

Estado se destaca na produção de feijão e bate recordes de produtividade

Com apoio técnico e esforço dos produtores, Goiás ocupa posições de liderança nacional no cultivo de feijão cores e exporta para 12 países

Caroline Gonçalvespor Caroline Gonçalves em 14 de agosto de 2025
4 fecha Wenderson Araujo
Com apoio técnico e esforço dos produtores, Goiás ocupa posições de liderança nacional no cultivo de feijão cores e exporta para 12 países Foto: Reprodução/ Wenderson Araújo

Goiás vem se consolidando como uma das maiores potências do Brasil na produção de feijão. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), analisados pela Inteligência de Mercado da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), a previsão é de que o Estado colha 303,1 mil toneladas na safra 2024/2025, o melhor resultado desde 2020/2021.

Esse desempenho coloca Goiás como o quarto maior produtor de feijão do País, atrás apenas do Distrito Federal, e o segundo em produtividade média, com 2,5 toneladas por hectare. O Estado também ocupa o segundo lugar nacional na produção de feijão cores, com uma estimativa de 280,6 mil toneladas, o que representa um crescimento de 5,4% em relação à safra passada.

O bom momento também se reflete no mercado internacional: Goiás registrou 5,7 mil toneladas exportadas para 12 países, com um faturamento de US$ 7 milhões, o segundo melhor desempenho da história. As exportações seguem em alta neste ano, enquanto as importações brasileiras de feijão continuam em queda. Isso reforça a capacidade produtiva do Brasil e a competitividade do setor no cenário global.

A liderança goiana se deve, em grande parte, ao protagonismo de seus municípios. Cristalina é o destaque, com 15,7% da produção estadual (55,7 mil toneladas em 2023), sendo o quinto maior produtor do Brasil. Outros municípios também se sobressaem: na 1ª safra, Flores de Goiás e Cabeceiras lideram a produtividade nacional. Na 2ª safra, os destaques são Formosa e Planaltina, e na 3ª safra, Silvânia e Catalão são os líderes.

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, os bons resultados são fruto de um trabalho conjunto: “O feijão é um alimento essencial na mesa dos brasileiros e Goiás tem se destacado pela produtividade e qualidade, com grande protagonismo em todas as fases da produção. Isso é reflexo do empenho dos nossos produtores, da eficiência sanitária das lavouras e do suporte técnico e institucional oferecido pelo Governo de Goiás.”

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também