O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Resultado mantido?

STJD toma decisão final sobre anulação da partida entre Goiás e Athletic-MG

Esmeraldino argumentava que houve erro de direito na aplicação do protocolo do VAR em duelo marcado por polêmica

Davih Lacerdapor Davih Lacerda em 21 de agosto de 2025
IMG 1920
Foto: Lucas Figueiredo / CBF

O Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) rejeitou nesta quinta-feira (21) o pedido do Goiás para anular a derrota por 2 a 1 contra o Athletic-MG, disputada no dia 23 de junho, na Serrinha, marcada por polêmica envolvendo a expulsão do goleiro Adriel. O pedido foi negado de forma unânime pelo tribunal, que entendeu que a decisão de não expulsar o arqueiro não impactou diretamente o resultado da partida.

O clube esmeraldino argumentava que houve erro de direito na aplicação do protocolo do árbitro de vídeo. Adriel recebeu o segundo cartão amarelo, o que resultaria na expulsão automática, mas o árbitro Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ), após consulta ao VAR comandado por Phillip George Bennett (RJ), anulou a decisão. Para o Verdão, a ação contraria as diretrizes da arbitragem, que permitem revisão apenas em quatro situações: gols, pênaltis, cartões vermelhos diretos e erros de identificação de atletas.

Goiás
Foto: Rosiron Rodrigues / GEC

Leia também: Juninho aponta derrota no clássico como alerta definitivo para o Goiás na Série B

O Goiás baseou o pedido no artigo 84 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que permite a anulação de jogos quando um erro de direito pode alterar o resultado. Segundo o parágrafo 1º do artigo, “se a infração às regras do jogo tiver o potencial de modificar o resultado, é possível pedir a impugnação”. O STJD, no entanto, entendeu que a decisão do árbitro não teve efeito direto sobre o placar.

Próximo compromisso

Com o pedido negado, o Esmeraldino agora foca no América-MG, adversário de sábado (23), às 18h30, na Serrinha. O time alviverde busca se recuperar após a derrota no clássico para o Vila Nova e mira uma vitória que pode recolocá-lo na liderança, caso o Coritiba, atual líder com 42 pontos, tropece diante do Remo. Vice-líder com 41 pontos, o Goiás também busca ampliar sua vantagem no G-4 da competição, que hoje é de sete pontos.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também