O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Valdemar Costa quer fortalecer e unir a direita no 1º turno

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 26 de agosto de 2025
Foto: Takeshi Gondo
Foto: Takeshi Gondo

Com Jair Bolsonaro prestes a ser julgado e já condenado no STF, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, passa a ser o principal articulador político da legenda — a não ser que o ministro Alexandre de Moraes encontre uma forma de tirá-lo do jogo.

Enquanto isso, Valdemar segue como estrategista e detentor de uma poderosa ferramenta: o controle de R$ 886 milhões, 17,87% dos R$ 4,9 bilhões destinados ao financiamento das campanhas eleitorais. Esse montante é peça-chave para atrair aliados e evitar debandadas.

Não por acaso, Valdemar sentou-se ao lado de Tarcísio de Freitas e dos caciques do Centrão no jantar de 19/8, na casa de Antônio Rueda. Aos líderes da direita e presidenciáveis, reforçou seu desejo de unir o campo conservador já no primeiro turno. Seu alvo é claro: levar Tarcísio para o PL.

Em palestra para empresários paulistas nesta segunda-feira (25), confirmou que o governador de São Paulo demonstrou disposição para migrar ao partido, caso concorra ao Planalto. “Se eu for candidato a presidente, eu vou para o PL”, teria dito Tarcísio em mais de uma ocasião. Para Valdemar, o caminho do partido em 2026 já está traçado: todos unidos em torno de Tarcísio presidente.

Tarcísio sob pressão grita por Bolsonaro
Apesar da pressão de lideranças do Centrão e da direita para definir seu futuro, Tarcísio de Freitas aguarda um sinal de Jair Bolsonaro. Não se trata apenas de cálculo político, mas de lealdade.

O governador paulista não esconde sua gratidão ao ex-presidente e, em nome dessa relação, prefere ignorar as críticas e provocações de Eduardo Bolsonaro.

Trump aceita
Segundo analistas, o receio de Eduardo Bolsonaro é de que Donald Trump, caso volte ao poder, negocie apoio a Tarcísio de Freitas — inclusive no STF — e reduza a temperatura do embate político.

A hipótese de uma futura anistia com Tarcísio eleito não está descartada. A conferir.

Pábio no O Hoje
O ex-prefeito e atual secretário de Goiás para o Entorno de Brasília, Pábio Mossoró (MDB), esteve no jornal O Hoje, onde foi recebido pelo editor-geral José Allaesse e pelo CEO do grupo, Juan Allaesse.

Na visita, apresentou o trabalho desenvolvido na secretaria e falou sobre a construção de sua candidatura a deputado federal.

Momento Político
Em entrevista ao programa Momento Político, do canal O Hoje News no YouTube, Pábio Mossoró falou sobre a gestão no Entorno e comentou cenários da política local e regional.

A conversa vai ao ar a partir das 11h30, e um resumo será publicado na edição impressa desta quarta-feira (27).

IA e democracia
Sob coordenação do especialista em marketing digital e presidente do IRIA, Marcelo Senise, acontece o Simpósio Internacional “Inteligência Artificial e Democracia: Desafios e Perspectivas”.

Na abertura, a ministra do STF e presidente do TSE, Cármen Lúcia, abordará os impactos da IA no processo eleitoral e as diretrizes do tribunal para o tema.

Reflexão sobre riscos
“O Brasil precisa liderar esse debate com responsabilidade e visão democrática. Este simpósio é uma oportunidade de reunir diversos setores para refletir sobre riscos e possibilidades da IA”, afirma Marcelo Senise.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.