Noise na Escola abre programação dos 30 anos do Goiânia Noise Festival
Formação gratuita oferece oficinas e palestras sobre música, produção cultural e mercado fonográfico em Goiânia
O Goiânia Noise Festival chega aos 30 anos reafirmando sua vocação de ser mais do que um festival. Antes mesmo da primeira nota ser tocada, o evento abre espaço para a formação de novos profissionais com o projeto Noise na Escola, que será realizado de 1º a 4 de setembro, no Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter e na Escola do Futuro em Artes Basileu França (unidade Centro).
Serão oito atividades entre oficinas, palestras e bate-papos voltados para quem deseja viver da música e da cultura ou busca se aperfeiçoar em áreas ligadas à produção artística. Os temas atravessam diferentes etapas do setor: mercado fonográfico, produção de eventos, elaboração de projetos, direção de palco, relacionamento com a imprensa, fotografia de espetáculos e até uma oficina de DJ para iniciantes.
“O Noise na Escola sempre foi um espaço para trocar experiências e preparar profissionais para o mercado”, afirma Léo Bigode, produtor do festival. “Queremos ajudar quem vive, ama e quer trabalhar com música a entender as engrenagens por trás da cena cultural”.
Entre os destaques, estão a palestra sobre o mercado fonográfico atual e a volta dos discos de vinil, com Lucas Hanke (RS), a oficina de elaboração de projetos culturais, ministrada por Fernanda Santos (GO), e a palestra de Pedro Brant (DF) sobre como novos artistas podem se relacionar com a imprensa. Também fazem parte da programação a oficina de direção de palco com Augusto Chita (GO), registros fotográficos de espetáculos com Natália Michalzuk (SP/GO) e os desafios do mercado de música digital no Brasil, tema apresentado por James Lima (SP).
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, consolidando a proposta do festival de não apenas difundir música, mas também qualificar a cadeia cultural que a sustenta.
SERVIÇO
Noise na Escola – Formação gratuita do Goiânia Noise Festival
Quando: 1º a 4 de setembro de 2025
Onde: Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter e Escola do Futuro em Artes Basileu França – Unidade Centro (Goiânia, GO)
Entrada: gratuita