O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
STREAMING

Capoeiras leva a ginga da roda para a ficção seriada

Produção nacional em seis episódios transforma a luta em símbolo de resistência cultural

Luana Avelarpor Luana Avelar em 5 de setembro de 2025
image006
Foto: Divulgação

Estreou em 29 de agosto a série nacional Capoeiras, produção de seis episódios que mergulha no universo da ginga como arte, luta e resistência cultural. Inspirada no livro A Balada de Noivo-da-Vida e Veneno-da-Madrugada, de Nestor Capoeira, a obra resgata a musicalidade e os rituais da roda, transformando-os em dramaturgia audiovisual.

A história começa no Rio de Janeiro de 1971. Veneno (Raphael Logam) e Noivo (Sérgio Malheiros), jovens capoeiristas e melhores amigos, se veem envolvidos na morte do mestre Vendaval (Dan Ferreira) e de um policial após uma batida repressiva. Culpados, se afastam: Noivo foge, Veneno fica. Dezessete anos depois, eles voltam a se encontrar em circunstâncias dramáticas — um no clube de lutas clandestinas, o outro tentando impedir nova tragédia.

A série reúne Raphael Logam, Sérgio Malheiros, Juliana Alves, Bruno Gissoni, Wilson Rabelo, Rodrigo de Odé, Dhara Lopes, Danni Suzuki, Cláudia di Moura e Fernanda de Freitas. Em comum, os personagens carregam os codinomes típicos da capoeira — Veneno, Noivo, Perdigueiro — prática que surgiu como forma de proteção, quando a luta era criminalizada, e que hoje é parte da identidade da roda.

As cenas de luta foram desenvolvidas em colaboração com capoeiristas e preparadores de elenco como Mestre Ferradura, Rodrigo de Odé, Fortaleza e Jorge Itapuã. Os atores principais, também praticantes, ajudaram a construir coreografias que equilibram autenticidade e dramaturgia. Mais que gestos coreográficos, os movimentos carregam a memória e o respeito próprios da tradição.

Produção brasileira no streaming

Criada por Eliana Alves Cruz e Tomás Portella, que também assina a direção geral, a série é uma produção da Intro Pictures e Migdal Filmes. Com seis episódios já disponíveis, Capoeiras reforça a presença da produção nacional no streaming e leva para o catálogo global um símbolo cultural brasileiro de ancestralidade e resistência.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também