UnB expulsa youtuber Wilker Leão após processo disciplinar
Estudante de História gravava colegas e professores sem consentimento e divulgava vídeos em tom de deboche
A Universidade de Brasília (UnB) decidiu expulsar o youtuber de extrema-direita Wilker Leão, estudante de História, após conclusão de um processo disciplinar discente (PDD) que analisou sua conduta dentro da instituição. A decisão, anunciada na última sexta-feira (5) em comunicado da reitoria, impede que ele realize novas matrículas.
Segundo a nota, o despacho seguiu as recomendações do relatório final do PDD e do parecer da Procuradoria Federal junto à UnB. “O estudante Wilker Leão de Sá foi excluído da instituição e está impedido de realizar novos registros de matrícula. Cabe recurso”, informou a universidade.
Leão, que possui mais de 940 mil inscritos em seu canal no YouTube, já estava suspenso desde 2024, quando começaram as apurações. Ele costumava gravar professores e colegas em sala de aula sem autorização e publicar os vídeos em tom de ridicularização. Em abril, chegou a convocar, ao lado de outros militantes de direita, um ato dentro do campus que incitava violência contra estudantes.
Nos vídeos, o youtuber se apresentava como crítico da atuação da esquerda na universidade. Em uma postagem recente, ao comentar a tramitação de seu processo disciplinar, afirmou que escolheu cursar História “justamente por ser um dos cursos que a esquerda mais dominou com suas narrativas ideológicas e doutrinárias. Combater isso é o meu principal objetivo dentro da universidade federal”.
A UnB destacou que o processo respeitou o devido rito administrativo e jurídico antes da decisão final.