O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Religião

Carlo Acutis será proclamado primeiro santo millennial

Beatificado em 2020, jovem morto em 2006 aos 15 anos terá canonização neste domingo (7), em missa no Vaticano

Luana Avelarpor Luana Avelar em 6 de setembro de 2025
design sem nome 1 5 750x450 1

O Vaticano declara neste domingo (7) a canonização de Carlo Acutis, jovem italiano morto em 2006, aos 15 anos, em decorrência de uma leucemia fulminante. Ele será o primeiro santo da geração millennial, termo que designa aqueles nascidos entre 1981 e 1996. A cerimônia será também a primeira canonização conduzida pelo papa Leão 14, após a morte de Francisco.

O corpo de Acutis está exposto no Santuário da Espoliação, em Assis, cidade histórica no centro da Itália e um dos principais destinos do turismo religioso. Visitado por quase 900 mil pessoas em 2024, o local reúne peregrinos, estudantes em excursões e turistas atraídos pelo túmulo envidraçado. A imagem do jovem vestido com moletom azul-marinho, calça jeans e tênis Nike, com rosto e mãos cobertos por silicone para preservar os traços, reforça a identificação com as novas gerações.

A ligação entre Acutis e Assis foi marcada pela devoção a São Francisco e Santa Clara, santos medievais cujos túmulos estão entre os mais visitados da Igreja Católica. A escolha do Santuário da Espoliação para guardar seus restos mortais carrega simbolismo: o local é associado ao gesto de renúncia de Francisco aos bens materiais, interpretado agora como paralelo à vida interrompida precocemente do novo santo.

Nascido em Londres em 1991, de pais italianos, Acutis cresceu em Milão. Desde a primeira comunhão, passou a frequentar a missa diariamente e ganhou notoriedade por usar habilidades de programação para criar sites de paróquias e de catalogação de milagres. Essa atuação fez com que fosse chamado de “patrono da internet”.

O reconhecimento oficial pela Igreja começou em 2020, quando foi beatificado após a comprovação de um milagre atribuído à sua intercessão em Campo Grande (MS), onde um menino de três anos foi considerado curado de uma malformação no pâncreas. A canonização neste domingo é o passo final do processo que o inscreve entre os santos da Igreja Católica.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também