O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
SETEMBRO AMARELO

Blitz de saúde mental alerta a população em Goiânia nesta sexta

Profissionais oferecem atendimentos rápidos, materiais educativos e atividades interativas na Praça das Artes

Thais Airespor Thais Aires em 10 de setembro de 2025
saúde mental
Imagem meramente ilustrativa

O tema da saúde mental ganha atenção especial em Goiânia nesta sexta-feira (12). A cidade recebe uma blitz gratuita na Praça das Artes, no Jardim Goiás, dentro da programação do Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. A iniciativa, promovida pela Academia do Cuidar, acontece das 07h30 às 10h30 e é aberta ao público sem necessidade de agendamento.

Equipes de psicólogos e profissionais da área da saúde estarão no local oferecendo atendimentos rápidos, distribuindo materiais informativos e orientando sobre cuidados com o bem-estar emocional. A ação busca ampliar a conscientização sobre a importância de buscar ajuda diante de sinais de sofrimento psicológico.

Quebrando tabus e oferecendo orientação

Segundo o psicólogo Eduardo Corcelli, da Academia do Cuidar, que coordena a blitz, a iniciativa também tem o objetivo de reduzir o estigma em torno da saúde mental. “Muitas vezes, a pessoa em sofrimento não sabe onde procurar ajuda ou tem medo de falar sobre o assunto. Essa blitz é uma forma de mostrar que ninguém precisa enfrentar seus problemas sozinho”, explica.

Além dos atendimentos, o público poderá participar de atividades interativas. Haverá balões com mensagens motivacionais e a entrega de docinhos, oferecendo uma experiência lúdica e acolhedora para quem passar pelo local.

Setembro Amarelo e a importância da prevenção

Criado em 2015 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Setembro Amarelo se consolidou como a maior mobilização do país voltada à prevenção do suicídio. A campanha tem como um dos focos principais incentivar a conversa aberta sobre saúde mental e facilitar o acesso a informações e suporte.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo. Por isso, ações educativas, como a blitz em Goiânia, contribuem para disseminar informações sobre sinais de alerta e formas de buscar ajuda.

A participação é livre e a ação não exige inscrição prévia. Os interessados podem comparecer durante o período da manhã para receber orientações, materiais educativos e participar das atividades promovidas pela Academia do Cuidar.

 

 

Leia também: Setembro Amarelo: 7 filmes para refletir sobre saúde mental e prevenção do suicídio

 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também