O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
música

BaianaSystem volta à Europa com “O Mundo Dá Voltas” e estreia do “Lundu Rock Show”

Eurotour apresenta “Lundu Rock Show” e conecta trajetória afro-baiana com influências globais

Luana Avelarpor Luana Avelar em 11 de setembro de 2025
BS LUNDO ROCK SHOW NomadeSP @youknowmyface 19
Foto: Divulgação

O BaianaSystem iniciou em setembro mais um percurso internacional. Após passagem pela Oceania, a banda volta à Europa, com dez apresentações em países como Irlanda, Inglaterra, Portugal, Espanha, Holanda, Suíça e Alemanha. A turnê marca o lançamento de O Mundo Dá Voltas (2025), trabalho que dá sequência ao álbum O Futuro Não Demora (2019), vencedor do Grammy Latino.

O grupo leva ao palco o “Lundu Rock Show”, formato que mistura guitarras, beats eletrônicos e percussão afro-baiana a performances de dança e artes visuais. O bailarino Elivan Conceição incorpora personagens como Saci e Capim-Guiné, aproximando dança de rua e contemporânea. A concepção estética é de Filipe Cartaxo, com colaborações de Cau Gomez, cartunista premiado, e do artista visual Core, conhecido por intervenções em Salvador.

Na formação estão Russo Passapusso (voz), Roberto Barreto (guitarra baiana), Sekobass (baixo e synth), Claudia Manzo (voz), Ubiratan Marques (teclados), João Meirelles (bases e eletrônicos), Junix 11 (guitarra) e Ícaro Sá (percussão). O repertório dialoga com a tradição popular da Bahia e ao mesmo tempo se abre para influências do rock e de linguagens urbanas.

O giro europeu também traz o lançamento de dois vinis. Um deles é Futuro Dub, releitura de O Futuro Não Demora assinada por Buguinha Dub, figura central na cena do gênero no Brasil. O outro é a versão em disco de vinil de O Mundo Dá Voltas, que apresenta a fase atual do coletivo.

Sobre o BaianaSystem

O BaianaSystem é um projeto audiovisual que parte de uma Bahia profunda e seu legado ancestral, para uma troca com o que se produz ao redor do mundo. Tendo como principais fontes de pesquisa os ritmos afrolatinos, o samba reggae, o rock, o pop e as manifestações populares, com destaque para o Carnaval, o grupo se utiliza de linguagens variadas para traduzir em arte os pensamentos que passam por expressões culturais, políticas e sociais. A guitarra baiana, a percussão afrobaiana, os beats eletrônicos, os vídeos, as poesias e os textos ajudam a contar essa história.

O coletivo criado em 2009 tem seis álbuns lançados: “O Mundo Dá Voltas” (2025), “Oxeaxeexu” (2021), “Gilbaiana ao Vivo em Salvador” (2020), com Gilberto Gil, “O Futuro Não Demora”(2019), vencedor do Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa, “Duas Cidades” (2016) e “BaianaSystem” (2010), além de participações com artistas como Margareth Menezes, Manu Chao, Olodum, Adrian Sherwood, Tropikilazz, Os Gilsons, Nação Zumbi e Elza Soares, entre outros. Nesta trajetória, o BaianaSystem já se apresentou pela Europa e em países como EUA, Japão e China, passando por festivais internacionais como New Orleans Jazz Festival, Fuji Rock e Roskilde Festival, além dos principais do Brasil, como Rock in Rio, Lollapalooza e João Rock.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também