O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
AGORA

Condenação de Bolsonaro é assunto na imprensa internacional

Voto da maioria para condenação é destaque na imprensa global e analisada por jornais internacionais

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 11 de setembro de 2025
54670035311 4bf0941307 o2
Créditos: Pedro Gontijo/Senado Federal

O voto da maioria para a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (11) ganhou destaque internacional, com veículos de diversos países ressaltando seu caráter histórico. O voto decisivo foi da ministra Cármen Lúcia, e Bolsonaro, junto a outros sete réus, foi considerado culpado por cinco crimes, incluindo organização criminosa, golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado pela violência e grave ameaça.

O jornal britânico The Guardian destacou que o ex-presidente pode cumprir “décadas de prisão” por tentar manter-se no poder à força após perder as eleições de 2022.

A BBC apontou que a maioria para condenação se formou após três dos cinco juízes da Primeira Turma considerarem Bolsonaro responsável por liderar uma conspiração que culminou na invasão de prédios do governo por apoiadores em 8 de janeiro de 2023.

Na Argentina, o Todo Notícias repercutiu a decisão e reproduziu falas da ministra Cármen Lúcia, enquanto o Clarín descreveu o julgamento como “histórico” e ressaltou que, apesar da pressão de Donald Trump nos Estados Unidos, a Corte brasileira manteve o processo e pretende decidir as sentenças nesta sexta-feira.

O espanhol El País afirmou que o Brasil deu “um passo importante contra a impunidade”, destacando que, pela primeira vez, um tribunal condenou um ex-presidente e oficial militar de alto escalão.

Já o Washington Post destacou que Bolsonaro deve enfrentar uma longa pena de prisão, mesmo com advogados anunciando recurso ao pleno da Corte.

O Wall Street Journal analisou que a condenação deve inflamar a “disputa” entre Donald Trump e Lula, afirmando que “mandar Bolsonaro, de 70 anos, para a prisão seria um desafio aos esforços de Trump para sabotar um caso que eletrizou o maior país da América Latina”.

The Economist lembrou declarações de Bolsonaro em 2022, quando afirmou que não seria preso caso perdesse as eleições, e destacou que o julgamento mostrou que ele estava errado.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também