O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Previsão do tempo

Goiás recebe primeiras chuvas após mais de 130 dias de estiagem

Cimehgo prevê pancadas de chuva e tempestades em diversas regiões do Estado nesta semana

Letícia Leitepor Letícia Leite em 16 de setembro de 2025
11 fecha Reproducao
Foto: Reprodução

Depois de mais de 130 dias de estiagem, 134 dias sem chuva na região Norte, 132 na Leste e 83 na Central, Goiás começa a registrar mudanças no clima. No início da semana pancadas isoladas de chuva atingiram municípios como Porangatu, Nova Crixás, Mozarlândia, Rubiataba e Santa Terezinha, com volumes que chegaram a 18 milímetros em algumas localidades. No entanto, a instabilidade também provocou rajadas de vento acima de 60 km/h e queda de árvores em pontos do Estado.

De acordo com André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo), a combinação de uma frente fria que avança pela Região Sudeste com a umidade transportada da Região Norte favorece a formação de tempestades. Ele explica que nesta semana teremos chuvas rápidas, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento, queda de árvores e até granizo. Destaca-se que é importante que a população fique atenta, porque a massa de ar frio vai se chocar com o calor intenso que ainda predomina em Goiás, gerando áreas de instabilidade.

A previsão para esta terça-feira (16) indica chuva em todas as regiões do Estado, com volumes mais expressivos no Sul, Sudoeste e Central, onde pode chover até 8 milímetros. Já no Norte, Leste e Oeste, a expectativa é de até 5 milímetros. Em Goiânia, a máxima pode chegar a 36°C, com possibilidade de pancadas rápidas ao longo do dia.

Apesar do alívio trazido pela chegada da chuva, os riscos permanecem elevados. O boletim do Cimehgo alerta para 62 municípios com potencial de tempestades, além de manter o nível crítico para queimadas, já que a umidade relativa do ar segue abaixo de 20% em várias regiões. “Essa semana vai ser de tudo. Temos altas temperaturas, a umidade ainda melhora um pouco, mas fica ainda assim necessário ter um cuidado especial. Mas as tempestades é o que chama mais atenção. Chuvas rápidas, mas chuvas que provocaram grandes estragos”, reforçou Amorim.

O órgão orienta ainda o uso racional da água, diante da estiagem prolongada que reduziu os níveis dos rios goianos a patamares críticos. A população deve evitar exercícios físicos nos horários mais quentes, redobrar a hidratação e manter atenção redobrada diante das mudanças rápidas no tempo.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também