Bombeiros alerta cuidados com a tempestade e rajadas de vento
A mudança no tempo acontece por causa da umidade que vem do Norte do País, somada a uma frente fria que está passando pelo Sudeste
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) reforça o alerta para a população: está previsto um período de chuvas fortes nos próximos dias, com rajadas de vento, raios e até possibilidade de granizo. A informação é do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Mais de 60 cidades goianas estão em estado de atenção, incluindo Goiânia e Aparecida. De acordo com os meteorologistas, a chuva será isolada, com pancadas rápidas, mas intensas em algumas regiões. A mudança no tempo acontece por causa da umidade que vem do Norte do País, somada a uma frente fria que está passando pelo Sudeste.
Mesmo com a previsão de chuva, o calor ainda permanece em várias regiões. Em Goiânia, por exemplo, a temperatura pode chegar a 36 °C, com umidade do ar variando entre 18% e 60%. Ou seja, o tempo continua seco em alguns períodos do dia, o que pode causar desconforto e aumentar o risco de incêndios em áreas de vegetação.
Diante da possibilidade de tempestades, os bombeiros orienta a população a tomar os seguintes cuidados: Evite áreas alagadas ou com risco de enchente; Não tente atravessar ruas com correnteza, nem a pé nem com veículos; Busque abrigo seguro durante as chuvas, longe de árvores, placas de publicidade, outdoors e fios de energia; Reforce telhados e estruturas frágeis antes das tempestades; Desligue aparelhos eletrônicos da tomada em caso de raios; Fique atento aos alertas da Defesa Civil e dos Bombeiros.
Além disso, a equipe está com a Operação Tempestade ativa, com profissionais de plantão e preparados para agir rapidamente em situações de emergência. Segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, esse clima instável deve continuar pelos próximos dias, com mais pancadas de chuva principalmente em áreas isoladas. Em caso de emergência, o telefone do Corpo de Bombeiros é 193. A ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia.