HGG utiliza sorvete como suplemento nutricional
O alimento é utilizado também como aliado no tratamento de pacientes para prevenir mucosite, aliviar dores e melhorar bem-estar de pacientes internados
O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG, em Goiânia, incorporou o sorvete como parte da suplementação nutricional de pacientes internados. Além de refrescar nos dias quentes, o alimento auxilia no tratamento e prevenção de mucosites, aftas severas e outras lesões na boca, comuns em pessoas em tratamento oncológico, transplante de medula óssea e cuidados paliativos.
O serviço é realizado pela equipe de Nutrição do hospital por meio da crioterapia, técnica que utiliza alimentos frios para reduzir inflamações, dores e complicações bucais. O sorvete já é ofertado regularmente a pacientes do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo (Napp), da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e aos atendidos pelo Serviço de Odontologia para Pacientes Especiais (Sope). Em alusão ao Dia do Sorvete, nesta terça-feira (23/09), a ação foi ampliada e levou o doce gelado também às demais enfermarias.
Segundo a nutricionista Júlia Malta, que acompanha pacientes de transplante de medula óssea, o sorvete tem impacto direto na aceitação da dieta e na evolução clínica: além de prevenir lesões, melhora a experiência durante a internação e traz sensação de acolhimento e humanização.
Além do benefício nutricional, o sorvete também promove vasoconstrição dos vasos sanguíneos, analgesia e relaxamento muscular, reduzindo dores e a gravidade das mucosites, o que pode diminuir, inclusive, a necessidade de analgésicos.
Leia mais: Jovem de 24 anos identificado após morrer em queda de ponte