Trump ‘piscou’ para Lula, sinal que “é conversando que a gente se entende”
Todos foram pegos de surpresa com o discurso do presidente dos EUA, Donald Trump, inclusive a mídia tupiniquim e os guerrilheiros digitais à direita e à esquerda com a fala do americano sobre a relação com o Brasil. Surpreendeu também os bolsonaristas que esperavam uma nova rodada de sanções contra o País. Nem citou o julgamento de Jair Bolsonaro e seu entorno, muito menos sobre Alexandre de Moraes. No entanto, dividiu opiniões sobre sua política para a América Latina, principalmente a Venezuela que Lula defendeu. Espinafrou a energia verde e o politicamente correto, tudo em contraponto ao discurso de Lula.
No entanto, analistas menos engajados ideologicamente viram na fala de Trump, ao dizer que teve uma “excelente química” com Lula, um gesto de aproximação. Seria como se dissesse: “É conversando que a gente se entende”. E ficaram de conversar na próxima semana. Assunto não vai faltar e se espera que o presidente brasileiro deixe a arrogância de lado e pense menos na eleição e mais no País. Questões sensíveis como a prisão de Jair Bolsonaro e seu entorno, taxação dos produtos brasileiros e as sanções da Lei Magnitsky a ministros do STF e do governo devem demorar para serem suspensas.
Mas é no campo político eleitoral que Trump pode ter dado uma ‘chave de braço’ em Lula, isto porque, caso haja um consenso entre eles, Lula não terá mais um inimigo externo para contrapor junto à população. Para piorar, com Bolsonaro preso e Eduardo Bolsonaro sem discurso, a reeleição de Lula deve enfrentar uma direita e centro-direita mais unidas em torno de um nome, tudo indica o de Tarcísio de Freitas (REP). Tudo isso são conjecturas que serão sedimentadas, ou não, só depois do tête-à-tête entre Trump e Lula. Oremos!
Caiado entra em retiro monástico
Chama a atenção o ‘sumiço’ do governador de Goiás e pré-candidato a presidente da República, Ronaldo Caiado (União), da mídia nacional. A leitura que se faz é que ele ‘assunta’ os movimentos políticos que sacodem o País e, só depois de clarear o cenário, volta a cumprir agenda nacional. Mesmo em ‘retiro monástico’, ele tem acompanhado com lupa os acontecimentos. Mas, no dia 30, ele será um dos palestrantes no ‘3º Brasília Summit Lide’ sobre Inovação, Tecnologia e Data Center.
Cabeleira de Caiado
Prestes a completar 76 anos no dia 25 de setembro, Ronaldo Caiado aproveita para renovar o visual. Ele fez implante capilar pelo método Follicular Unit Extraction – Direct Hair Implantation (FUE-DHI), que não deixa marcas. “Foi feito sem raspar a cabeça, com fios longos e, dessa forma, as intervenções são quase que imperceptíveis”, explicam os médicos dermatologistas Domingos Coelho e Jefferson Freitas, responsáveis pelo implante. Tá explicado seu ‘sumiço’.
Caminho da China
A delegação de lideranças do Entorno do Distrito Federal em visita à China tem como objetivo primordial prospectar investimentos para a região. “Os chineses têm muitas parcerias com nosso país, inclusive têm projeto em Águas Lindas. Esse interesse deles pelo Entorno está em sintonia com nossa política desenvolvimentista para o Entorno. Não podemos continuar sendo apenas fornecedores de mão de obra para o DF”, disse à coluna o prefeito de Valparaíso, Marcus Vinicius. Ele e Pábio Mossoró lideram a delegação na China.
Sorgatto na ativa
“Recuperado e de volta à jornada na gestão da Prefeitura de Luziânia”, disse à coluna o prefeito Diego Sorgatto (União Brasil). Depois de um susto que o levou à mesa de cirurgia, Sorgatto garante que está recuperado, principalmente das dores que tinha no pós-operatório. “Hoje [terça-feira (23)], inclusive estou no Distrito Jardim Ingá, onde entrego óculos de graça aqui para 757 alunos da rede municipal de ensino, por meio do programa Lentes do Bem”, comemora.
Senar e o Conacarne
O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, participou, em Belo Horizonte, do Conacarne. No evento, foi apresentado um novo aplicativo que vai dar suporte para os atendimentos realizados com os produtores rurais.
Suspense de Barroso – O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, faz mistério sobre sua possível aposentadoria. Os últimos acontecimentos envolvendo o Supremo deixaram o ministro chateado e por isso as especulações. Acontece que ele tem 67 anos e o teto para aposentar é aos 75.