O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 6 de dezembro de 2025
Tragédia

Avião cai e deixa quatro mortos no Pantanal de Mato Grosso do Sul

As equipes encontraram todos os ocupantes da aeronave já sem vida

Maria Eduarda Leãopor Maria Eduarda Leão em 24 de setembro de 2025
WhatsApp Image 2025 09 24 at 07.07.07
| Foto: divulgação

Um acidente aéreo ocorrido na noite desta terça-feira (23) em Aquidauana, no Pantanal sul-mato-grossense, resultou na morte de quatro pessoas. Entre as vítimas estão o renomado arquiteto chinês Kongjian Yu, referência mundial em urbanismo sustentável, e o cineasta brasileiro Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz. Também perderam a vida o documentarista Rubens Crispim Jr. e o piloto Marcelo Pereira de Barros.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, a corporação foi acionada por volta das 20h10. As equipes encontraram todos os ocupantes da aeronave já sem vida. A retirada dos corpos das ferragens e o transporte até a funerária e a Polícia Civil levaram cerca de nove horas, devido às dificuldades de acesso ao local.

Segundo informações iniciais, o avião de matrícula PT-BAN caiu no momento em que tentava pousar na fazenda Barra Mansa. Ainda não há confirmação sobre a causa do acidente. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do SERIPA IV, ligado ao Cenipa, foram acionados para realizar a coleta de dados e iniciar a apuração sobre o que levou à queda.

O Registro Aeronáutico Brasileiro da Anac aponta que a aeronave pertencia ao piloto Marcelo Pereira de Barros, uma das vítimas. A situação de aeronavegabilidade estava regular, mas o avião não possuía autorização para operar como táxi aéreo.

Quem eram as vítimas

O arquiteto e urbanista Kongjian Yu, professor da Universidade de Pequim, é considerado uma das maiores autoridades em soluções urbanas sustentáveis. Criador do conceito de “Cidade Esponja”, ele propôs modelos de planejamento que utilizam recursos naturais para combater enchentes e enfrentar mudanças climáticas. O trabalho, implementado como política nacional na China desde 2013, já inspirou projetos em diversas cidades do mundo. Yu esteve recentemente em Brasília para participar da Conferência Internacional do CAU 2025.

O cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, outro dos mortos, era diretor de documentários e se destacou por produções de grande repercussão, como a série “Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia”, indicada ao Emmy Internacional pela HBO. Ele atuava desde 2007 na Olé Produções, onde também trabalhava o documentarista Rubens Crispim Jr., igualmente vítima do acidente.

A produtora confirmou que o grupo viajava ao Pantanal para as gravações do documentário “Planeta Esponja”, em parceria com Kongjian Yu. Em nota, lamentou a tragédia e agradeceu as mensagens de apoio recebidas.

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul informou que equipes do DRACCO e da Delegacia de Aquidauana estiveram no local para realizar os procedimentos de investigação. A apuração sobre as circunstâncias do acidente segue em andamento.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também