O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 25 de dezembro de 2025
Saúde

Semana de vacinação contra Febre Amarela começa em Goiás

Campanha ocorre de 29 de setembro a 3 de outubro para ampliar cobertura vacinal, que está abaixo da meta

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 24 de setembro de 2025
Semana de vacinação contra Febre Amarela começa em Goiás
Foto: Danilo Pimentel/ SES-GO

Entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, o Governo de Goiás realiza a Semana de Vacinação contra a Febre Amarela. A mobilização, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), busca ampliar a cobertura vacinal, que hoje está em 71,64%, abaixo da meta de 95% recomendada pelo Ministério da Saúde.

A iniciativa acontece após a confirmação de quatro casos da doença em primatas mortos neste ano, nos municípios de Abadia de Goiás (2), Guapó (1) e Goiânia (1). O último registro da febre amarela em humanos em Goiás ocorreu em 2017, e a última confirmação em macacos havia sido em 2021.

Durante a semana de mobilização, os municípios são orientados a intensificar ações como a vacinação fora das salas tradicionais, busca ativa de não vacinados e divulgação local das campanhas. A SES também disponibiliza o sistema “Imuniza Goiás”, que permite identificar crianças e adolescentes até 17 anos sem a imunização, além de reforçar as ações com as chamadas Vans da Vacina.

A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário básico de imunização: duas doses para crianças (aos 9 meses e aos 4 anos) e dose única para pessoas de 5 a 59 anos não vacinadas.

A secretaria ainda alerta a população para que notifique macacos mortos às autoridades de saúde municipais ou pelo aplicativo SissGeo. Desde o início de 2025, 49 notificações foram registradas no estado; 39 amostras foram coletadas, das quais quatro tiveram resultado positivo para febre amarela.

Entre as recomendações à população estão: manter a vacinação em dia, evitar áreas de mata ou silvestres, usar roupas de proteção e repelente. Em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, náuseas e vômitos, a orientação é procurar atendimento médico imediato.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também