Grupo especializado em estelionato é desarticulado em Goiás
Polícia Civil cumpre 14 prisões temporárias e 15 mandados de busca em Morrinhos, Caldas Novas e Goiânia
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Morrinhos – 19ª DR, realizou na manhã desta terça-feira (30) a Operação Decipio. A ação resultou no cumprimento de 29 medidas judiciais em Morrinhos, Caldas Novas e Goiânia, incluindo 14 mandados de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão, mobilizando cerca de 65 policiais civis.
As investigações tiveram início há aproximadamente um ano, após a prisão de um dos alvos por tráfico de drogas e, posteriormente, por estelionato. Segundo apurou a polícia, o suspeito utilizava uma empresa fictícia de venda de defensivos agrícolas, divulgada em redes sociais, para aplicar golpes em vítimas de várias regiões do país.
Associação criminosa especializada
Com o aprofundamento das diligências, a Polícia Civil identificou que ele integrava uma associação criminosa especializada em estelionatos virtuais e bancários. O grupo contava com “laranjas”, responsáveis por fornecer contas bancárias de terceiros para movimentar o dinheiro dos golpes e dificultar a identificação dos beneficiários reais.
As investigações também revelaram que os suspeitos chegaram a alugar um imóvel em Morrinhos exclusivamente para praticar os crimes, mostrando a organização e o planejamento das ações ilícitas.
O material apreendido e as prisões realizadas permitirão à Polícia Civil avançar na investigação, identificar novas vítimas, descobrir outros integrantes da associação e mapear o modo de atuação de cada envolvido.
Leia mais: Bebê de quatro meses é resgatada em estado de desnutrição em Bela Vista de Goiás