O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Polêmica

Saiba quem é Wilker Leão, aluno da UEG que foi expulso da UNB

Mesmo após a expulsão, Wilker Leão conseguiu se matricular no curso de História da UEG, no campus de Formosa

Maria Eduarda Leãopor Maria Eduarda Leão em 3 de outubro de 2025
wilker leão
| Foto: divulgação

O ativista da direita e youtuber Wilker Leão, de 28 anos, voltou a chamar atenção recentemente após anunciar sua matrícula no curso de licenciatura em História da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Figura polêmica nas redes sociais e na vida acadêmica, ele já foi expulso da Universidade de Brasília (UnB) por gravar aulas sem autorização, debochar de professores e colegas, além de expor conteúdos em seus canais digitais.

Wilker Leão reúne atualmente 940 mil inscritos no YouTube e 874 mil seguidores em uma conta reserva no Instagram. Nas redes sociais, ele aborda principalmente temas ligados ao militarismo, direito e política. O youtuber afirma ser cabo do Exército Brasileiro e advogado.

Em 2022, ganhou projeção nacional após um episódio de confronto com o então presidente Jair Bolsonaro (PL). No vídeo que viralizou, Wilker aparece provocando o ex-chefe do Executivo ao chamá-lo de “tchutchuca do centrão”. Em seguida, Bolsonaro se aproxima e tenta tomar o celular do youtuber.

Polêmicas e expulsão de Wilker Leão da UnB

A relação de Wilker com a Universidade de Brasília foi marcada por conflitos. Em dezembro de 2024, ele foi afastado da instituição por gravar aulas sem o consentimento de professores, enquanto contestava o que chamava de “doutrinação de esquerda” em sala de aula. Nos vídeos, professores e colegas eram expostos e satirizados.

Leia também: Virginia e Zé Felipe se defendem em ação por gordofobia

Fique por dentro das principais notícias no Canal do Jornal O Hoje no Whatsapp

Após retornar em 2025, voltou a ser suspenso em março e, no mês passado, foi expulso definitivamente. A decisão ocorreu após ser condenado a dois anos e três meses de detenção por difamação e injúria contra um professor. Como consequência, está impedido de realizar novas matrículas na UnB. Para ele, no entanto, a decisão representa perseguição: “a perseguição chegou ao ápice”, declarou.

Retorno aos estudos na UEG

Mesmo após a expulsão, Wilker Leão conseguiu se matricular no curso de História da UEG, no campus de Formosa, região próxima ao Distrito Federal. A universidade confirmou que ele está regularmente matriculado desde 15 de agosto de 2025, por meio do Edital Minha Vaga, na modalidade Portador de Diploma — destinada a candidatos que já concluíram um curso de graduação reconhecido pelo MEC.

Em vídeo publicado no Instagram, o youtuber celebrou o novo passo acadêmico: “oficialmente de volta à sala de aula de uma universidade pública”. Segundo ele, o objetivo é fiscalizar e expor o uso de recursos públicos: “A gente vai mostrar simplesmente a realidade como sempre, mostrando aqui o meu rosto, sem expor ninguém mais, porque a gente quer saber o que acontece com o nosso dinheiro gasto nessas instituições públicas”.

Wilker Leão também afirmou que pretende retornar à UnB “em breve”, relembrando sua expulsão e dizendo que foi alvo de perseguição.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também