O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Metanol Goiás

Goiás registra primeiro caso suspeito de intoxicação grave por bebida adulterada

O caso, sob investigação, mobiliza a Secretaria de Saúde de Goiás e coloca o estado no mapa da crise nacional de envenenamento por metanol.

Vitor Vidalpor Vitor Vidal em 3 de outubro de 2025
metanol em bebidas 750x375 1
Foto: Reprodução

A onda de intoxicações por metanol que tem preocupado o Ministério da Saúde e diversas unidades da federação chegou a Goiás. A Secretaria de Estado da Saúde (SES/GO) confirmou, nesta sexta-feira (3/10), a notificação do primeiro caso suspeito de envenenamento pelo composto químico no Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás (Ciatox).

A vítima é uma mulher de 25 anos, natural de Itapaci, que apresentou quadro grave após consumir bebida alcoólica em uma cachoeira no município de Guarinos. A paciente foi rapidamente encaminhada e está atualmente internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), na cidade de Uruaçu.

Segundo a SES/GO, a jovem está recebendo todos os cuidados da equipe multidisciplinar do HCN. No entanto, o caso segue classificado como “suspeito”, dependendo de exames laboratoriais para confirmar a presença de metanol, uma substância altamente tóxica que pode causar cegueira irreversível e morte.

A suspeita em Goiás se soma ao cenário de crise que o Brasil atravessa, com dezenas de notificações e casos confirmados, alguns com óbitos, ligados principalmente ao consumo de destilados de origem duvidosa. O etanol farmacêutico e o Fomepizol são os antídotos usados no tratamento, cuja aquisição emergencial foi determinada pelo governo federal. A ocorrência em Guarinos reforça a recomendação das autoridades para que a população evite o consumo de qualquer bebida alcoólica de procedência desconhecida.

Nota Oficial da SES/GO

A Secretaria de Estado da Saúde informa que foi notificado no Ciatox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás) o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol, de uma mulher de 25 anos de Itapaci que consumiu álcool em uma cachoeira em Guarinos, e está internada no município de Uruaçu.

A paciente segue internada na UTI do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), recebendo todos os cuidados da equipe multidisciplinar.

O caso segue classificado como “suspeito” e está em investigação, pois ainda estão sendo realizados exames para confirmar ou descartar a hipótese de contaminação por metanol.

SES/GO

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Saúde
Veja também