O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Estados Unidos

Trump considera prisão de Bolsonaro um tema superado, afirma líder do PT

Lindbergh Farias diz que Casa Branca vê prisão de Bolsonaro como página virada

Otavio Augustopor Otavio Augusto em 6 de outubro de 2025
lider do PT na Camara Lindbergh Farias concedeu coletiva no Salao Verde para apresentar representacao em que pede a prisao do ex presidente Jair Bolsonaro Metropoles 3
Líder do PT afirma que Trump não mencionou Bolsonaro em conversa com Lula. Foto: Divulgação

O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), afirmou nesta segunda-feira (6/10) que o ex-presidente Jair Bolsonaro não foi mencionado na conversa telefônica entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Para o parlamentar, a ausência do tema indica que a prisão de Bolsonaro é tratada como um assunto superado pela Casa Branca.

Segundo Lindbergh, a ligação entre Lula e Trump, que durou cerca de 30 minutos, concentrou-se em temas econômicos e comerciais. O deputado avaliou que o silêncio sobre Bolsonaro demonstra que o ex-mandatário brasileiro deixou de ser uma preocupação para o governo norte-americano.

“Acabou para os bolsonaristas. No telefonema, não existiu nenhuma menção a Bolsonaro, aquele que era apontado como o problema para tarifas e sanções. O argumento era esse e, no entanto, já é assunto superado pelo lado do governo norte-americano. É como se Trump pensasse: ‘Já fizemos de tudo’”, disse o parlamentar.

Lindbergh também mencionou que a reação de Trump à condenação de Bolsonaro já havia sinalizado uma mudança de postura. “A fala dele na época foi de resignação”, afirmou.

Após o contato telefônico, Donald Trump publicou uma mensagem em sua rede social confirmando o diálogo com Lula. “Esta manhã, tive uma ótima conversa telefônica com o presidente Lula, do Brasil. Discutimos muitos assuntos, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos dois países. Teremos novas discussões e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Gostei da conversa — nossos países se darão muito bem juntos”, escreveu o republicano.

O Palácio do Planalto confirmou que o telefonema tratou de temas econômicos e da retomada de acordos bilaterais. Lula e Trump deverão se encontrar presencialmente nas próximas semanas para aprofundar as negociações.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também