“Sob(re) a Pele” leva arte e resistência ao palco do Orum Aiyê
Espetáculo solo de Matheus Alcântara encerra temporada em Goiânia com sessões gratuitas e reflexões sobre memória e racismo estrutural
O Orum Aiyê Quilombo Cultural recebe, nos dias 11 e 12 de outubro, as últimas apresentações do espetáculo “Sob(re) a Pele”, solo circense-teatral de Matheus Alcântara, com direção e dramaturgia de Marcelo Marques. Gratuito, o espetáculo transforma o tecido acrobático em símbolo de resistência e memória, abordando as marcas históricas da escravidão e os desafios atuais da juventude negra.
Arte e resistência em cena
Mais do que um espetáculo, “Sob(re) a Pele” se apresenta como um ato de resistência e memória. A montagem combina teatro e circo para transformar o tecido acrobático em símbolo de luta e superação, revelando as marcas históricas e as potências de um corpo negro que persiste, resiste e celebra.
Em uma atuação intensa e sensível, Matheus Alcântara revisita passagens que vão da escravidão aos desafios enfrentados pela juventude negra na atualidade. O espetáculo integra o projeto “Solos Marginais”, criado por Marcelo Marques, que se propõe a narrar as trajetórias de pessoas e personagens historicamente marginalizados.
A encenação conta ainda com direção de arte de Raquel Rocha, preparação de ator de Renata Caetano, preparação corporal e coreografia de Luciana Caetano, e técnica circense de Cauê Marques.
Entre acrobacias e poesia, “Sob(re) a Pele” também provoca uma reflexão sobre o papel da educação como ferramenta de mudança social. O enredo evidencia as barreiras impostas pelo racismo estrutural, que transformam o ambiente escolar em um espaço de resistência cotidiana.
Serviço
Espetáculo: “Sob(re) a Pele”
Quando: 11 e 12 de outubro, às 20h
Onde: Orum Aiyê Quilombo Cultural – Residencial Nossa Morada, Goiânia (GO)
Entrada: Gratuita, com retirada pelo Sympla. Sugere-se a doação de 1 kg de alimento não perecível.