Nobel 2025: conheça o único livro do vencedor disponível em português
László Krasznahorkai, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2025, é autor de apenas uma obra traduzida para o português
O húngaro László Krasznahorkai, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2025, é autor de apenas uma obra traduzida para o português: o romance Sátántangó, publicado no Brasil pela Companhia das Letras. Krasznahorkai recebeu o Nobel “por sua obra convincente e visionária que, em meio ao terror apocalíptico, reafirma o poder da arte”.
Considerado um dos escritores épicos da tradição centro-europeia, Krasznahorkai construiu uma obra marcada pelo absurdo e pelo excesso grotesco, situando-se em uma linha que vai de Kafka a Thomas Bernhard. Sátántangó, publicado originalmente em 1985, é descrito como um “romance monstruoso” e se passa em uma aldeia rural húngara à beira da queda do comunismo.

A narrativa acompanha a chegada de um homem misterioso a uma aldeia assolada pela chuva constante. Ali, ele encontra um grupo de moradores desamparados, descritos como um “elenco de desajustados e enlouquecidos”, vivendo em uma fazenda coletiva abandonada. O romance explora a degradação social, a manipulação e o isolamento, construindo um retrato sombrio da vida rural húngara da época.
Leia também:
4 livros (curtos e baratos) que todo leitor precisa ter na estante
6 livros sombrios que são de tirar o fôlego de Raphael Montes
Fique por dentro das principais notícias no Canal do Jornal O Hoje no Whatsapp
O impacto de Sátántangó foi tão grande que rendeu uma adaptação cinematográfica dirigida pelo renomado cineasta húngaro Béla Tarr, conhecida por sua longa duração e abordagem contemplativa, fiel à densidade do livro.
Quem é o autor vencedor do Nobel
Krasznahorkai nasceu em 1954, na cidade de Gyula, no sudoeste da Hungria, em uma região rural que inspira o cenário de Sátántangó. Além do romance traduzido, o autor publicou diversas obras em húngaro, incluindo Az ellenállás melankóliája, Az urgai ardamente e A Théseus-általános: titkos akadémiai előadások.
O Prêmio Nobel destacou o olhar singular de Krasznahorkai para o Oriente e seu tom contemplativo e finamente calibrado, características que permeiam toda a sua produção literária. Para leitores de língua portuguesa, Sátántangó representa a porta de entrada para o universo complexo e provocador de um dos escritores mais importantes da literatura contemporânea.