O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 7 de dezembro de 2025
MULHER NO STF

Anitta pede que Lula indique uma mulher para vaga de Barroso no STF

A cantora afirmou que há mulheres qualificadas para o cargo e destacou que apenas Cármen Lúcia representa o gênero na Suprema Corte

Micael Silvapor Micael Silva em 14 de outubro de 2025
Anitta
Foto: Marc Piasecki/WireImage via Getty Images

A cantora Anitta pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que indique uma mulher para a vaga deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro anunciou sua aposentadoria na última quinta-feira (9), durante uma sessão no plenário da Corte.

“Um dos ministros do STF se aposentou. O presidente Lula terá que indicar um novo nome. Gostaria de tornar público um pedido para que seja uma mulher”, escreveu Anitta em seu Instagram.

A artista lembrou que apenas a ministra Cármen Lúcia compõe atualmente o Supremo, formado por 11 magistrados.

“Tenho certeza de que existem mulheres qualificadas para o cargo no nosso país, onde a maioria da população é mulher”, completou.

Barroso também defendeu nome feminino

De acordo com a coluna Paulo Cappelli, do Metrópoles, o próprio Barroso pediu ao presidente Lula que considere indicar uma mulher para sua sucessão no STF.
Segundo interlocutores, ele lembrou que, desde a aposentadoria da ministra Rosa Weber, em 2023, a Corte passou a ter apenas uma mulher entre os 11 ministros.

Anitta
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Favoritos para a vaga

Apesar das manifestações, o nome que ganha força nos bastidores para ocupar a cadeira de Barroso é o do ministro Jorge Messias, atual advogado-geral da União (AGU).

Nas últimas indicações ao Supremo, Lula escolheu Flávio Dino para substituir Rosa Weber e Cristiano Zanin para a vaga de Ricardo Lewandowski — ambos homens.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também