O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Javier Milei

Argentina vai às urnas em eleições legislativas neste domingo

Na Argentina, as eleições legislativas deste final de semana serão um teste decisivo para as políticas de Javier Milei

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 25 de outubro de 2025
argentina
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O próximo domingo (26) será decisivo para a política argentina. Eleições legislativas renovarão metade da Câmara e um terço do Senado, elegendo 127 deputados e 24 senadores, e funcionarão como um referendo sobre as políticas do presidente Javier Milei. Caso a oposição conquiste a maioria, Milei terá dificuldades para aprovar reformas e corre o risco de ter decretos derrubados.

A pesquisa AtlasIntel divulgada nesta sexta-feira (24) mostra que 41,1% dos argentinos pretendem votar na Liberdade Avança, partido de Milei, contra 37,2% da coalizão peronista Fuerza Patria. O bloco Provincias Unidas surge com 5,8%, seguido por Frente de Esquerda (3,6%) e União Cívica Radical (1,1%). Brancos, nulos e indecisos somam 11,2%. A pesquisa ouviu 6.526 pessoas entre 15 e 19 de outubro, com margem de erro de 1 ponto percentual e 95% de confiança.

O levantamento revela diferenças demográficas: Milei lidera entre homens (47,3%), jovens até 34 anos e eleitores com ensino médio; a oposição domina entre mulheres (39,8%) e pessoas com ensino superior. Atualmente, a oposição tem maioria no Congresso, enquanto a Liberdade Avança conta com 37 deputados e 6 senadores.

Momento decisivo para a Argentina

O ministro da Economia, Luis Caputo, afirmou que estas eleições são “mais importantes do que as presidenciais de 2027”, diante da instabilidade do peso. Ele destacou ainda a atenção internacional na Argentina: “O mundo está de olho nessas eleições, quer ver nosso povo revalidar esse curso”.

argentina
Ministro da Economia, Luis Caputo (Foto: Reprodução/ @LuisCaputoAR)

Ainda, os Estados Unidos na última semana prometeram US$ 40 bilhões de apoio financeiro a Argentina, sendo metade liberada em um primeiro “swap”, condicionado à vitória do partido de Milei.

Leia mais: Milei é pressionado após renúncia de chanceler após encontro com Trump

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também