Deputados da paupérrima Suécia não têm avião como o AeroBruno
A Transparência Internacional divulgou a lista dos países mais honestos do mundo e logo se vê o nome Suécia, um país paupérrimo, ao contrário do riquíssimo Estado de Goiás. O primeiro-ministro da Suécia não tem avião. A Assembleia Legislativa de Goiás possui avião comprado e mantido com dinheiro público. Os deputados suecos não têm direito a assessores. Os 41 deputados goianos têm mais de 5 mil assessores. Os parlamentares suecos não têm secretárias. Os goianos, sim, mais de 100, média superior a duas para cada. O presidente do Parlamento sueco anda de metrô e ônibus, como os demais colegas. O presidente da Alego tem frota própria de carros luxuosos e avião, o AeroBruno, assim como seus colegas. Gabinete de deputado sueco tem 7 m², dez vezes menor que os dos deputados goianos.
Na Europa inteira, miserável que só ela, não existe qualquer iniciativa como “Deputado aqui”, programa da Alego para fazer campanha eleitoral nas bases. É difícil encontrar tamanha desfaçatez até nos Executivos europeus.
Os automóveis dos deputados de outro país pobre, a Finlândia, são… Não são: eles não têm carro nem motorista, ao contrário das máquinas ostentadas pelos deputados e deputadas estaduais que trabalham por Goiás, trabalham por Goiás. Cada parlamentar finlandês custa ao país o dobro do salário de um professor de escola infantil pública. Cada deputado goiano custa por mês R$ 1 milhão, 200 vezes o salário dos professores do ensino básico. Pobre de ti, Goiás, pobres de nós.