O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
ONU

Presidente Lula decreta GLO em Belém para reforçar segurança da COP-30

Belém receberá chefes de Estado de 132 países durante a conferência da ONU sobre mudanças climáticas

Otavio Augustopor Otavio Augusto em 30 de outubro de 2025
30a cupula do clima das nacoes unidas ocorre em novembro em belem do para 768x448 1
Lula autoriza GLO em Belém durante a COP-30. Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve decretar, nesta quinta-feira (31), a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em Belém (PA) para reforçar a segurança durante a realização da COP-30. O evento da Organização das Nações Unidas (ONU) está marcado para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro e reunirá representantes de 132 países.

A medida será publicada em edição extra do Diário Oficial da União e autoriza a atuação das Forças Armadas em ações de segurança pública, conforme prerrogativa exclusiva do presidente da República. Segundo o Ministério da Defesa, as operações de GLO são acionadas quando há esgotamento das forças tradicionais de segurança, em situações de grave perturbação da ordem.

COP30 em Belém

O evento internacional deve receber diversos chefes de Estado e delegações estrangeiras, o que amplia a necessidade de reforço na segurança da capital paraense. O governo federal já mantém um efetivo das três Forças Armadas mobilizado na cidade desde o início de outubro, durante a Operação Atlas.

Ao todo, a operação envolveu cerca de 10 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. O exercício, realizado na região Norte, teve como objetivo preparar as tropas para atuar durante a conferência.

Belém
Governo decide empregar Forças Armadas em Belém para garantir segurança da COP-30. Foto: Divulgação

De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Defesa, parte do efetivo e dos equipamentos utilizados na Operação Atlas permanecerá em prontidão para atender à eventual decretação da GLO. O planejamento estratégico da operação foi elaborado em 2024 com foco na realização da COP-30, considerada um dos maiores eventos internacionais sediados pelo Brasil nesta década.

A Garantia da Lei e da Ordem em Belém é um instrumento previsto na Constituição Federal e regulamentado por lei complementar. Por meio dela, as Forças Armadas podem exercer atividades típicas de segurança pública em caráter excepcional e temporário, sempre sob determinação do chefe do Poder Executivo.

Sendo assim, a decisão do governo federal busca assegurar a tranquilidade e a integridade dos participantes do evento, que terá como principal pauta as políticas globais de mitigação das mudanças climáticas.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também