Expansão do crime
O clima pode esquentar nesta terça-feira (4) na Comissão de Relações Exteriores da Câmara, que vai discutir a expansão do crime organizado no Brasil.
Além do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, foram convidados o diretor-geral da Abin, Luiz Fernando Côrrea, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, para uma reunião fechada da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência.
O presidente da comissão, deputado Filipe Barros (PL-PR), quer saber o que os órgãos de Inteligência reuniram até agora sobre a criminalidade no país. O governador Cláudio Castro (PL) e os responsáveis pela Inteligência no Rio de Janeiro também foram chamados.
O objetivo é verificar se o governo federal foi informado sobre a expansão das facções e o que tem sido feito para contê-las. A reunião, porém, gera desconforto no Planalto, já que a Abin é subordinada à Casa Civil, e o ministro Rui Costa não quer que Côrrea critique o governo. Mesmo indiciado pela PF, Luiz Fernando Côrrea permanece no cargo com o apoio do ministro.
Honraria
Os policiais Marcus Vinícius Cardoso de Carvalho, Rodrigo Velloso Cabral, Cleiton Serafim Gonçalves e Heber Carvalho da Fonseca, que morreram na operação mais letal da história do país, ocorrida na semana passada no Rio de Janeiro, vão receber a Medalha Tiradentes (in memoriam) da Alerj.
As proposições são assinadas por deputados de direita e centro, incluindo o decano da Casa, Luiz Paulo (PSD-RJ).
Exemplo
Em tempos de gastança com dinheiro público, quando governadores fretam jatinhos e ministros do Judiciário recorrem aos aviões da FAB, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), deu o exemplo.
Casagrande foi visto na manhã da sexta-feira (31), no Aeroporto de Brasília, embarcando para Vitória em um voo comercial, acompanhado apenas de um assessor.
Justiça feita
Uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou a reintegração de 54 funcionários com deficiência demitidos pela Eletrobras, agora Axia Energia.
A Corte, com defesa do escritório Marcus Neves Advogados Associados, reconheceu que as dispensas violavam a cota mínima de 5% de pessoas com deficiência exigida por lei no quadro de funcionários.
Agro na Amazônia
A adoção de técnicas de agricultura regenerativa elevou em 64% a produtividade da pecuária familiar na Amazônia.
O resultado é do projeto RestaurAmazônia, desenvolvido pela Fundação Solidaridad com apoio do Fundo JBS pela Amazônia, que investiu R$ 21 milhões entre 2021 e 2025.
A iniciativa beneficiou 1.408 famílias e recuperou 21 mil hectares de pastagens na região da Transamazônica.
Criadores
Um levantamento revela que 53% dos criadores de conteúdo digital no Brasil possuem ensino superior completo.
Entre eles, quase um em cada cinco tem mestrado ou doutorado. A pesquisa, realizada pela BrandLovers, ouviu 5 mil profissionais de todas as regiões do país.