O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Prisão de Bolsonaro não altera rota de Wilder para governador

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 24 de novembro de 2025
Bolsonaro
Ilustração: Takeshi Gondo

Não causou surpresa à elite política do País a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), isto porque todos os recursos jurídicos após a condenação foram esgotados e negados pelo ministro do STF, Alexandre de Morais. Embora tenha causado um rebuliço devido à forma como ocorreu, tendo como justificativa a violação da tornozeleira, suspeita de fuga e a vigília em frente ao condomínio que ele mora. O impacto tem maior efeito emocional para os bolsonaristas raiz do que a maioria de direita e de centro. Tanto que o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, agendou reunião nesta segunda-feira (24), em Brasília, com as principais lideranças da legenda para traçar uma estratégia no Congresso.

No caso de Goiás, a coluna apurou que a pré-candidatura ao Governo de Goiás do senador Wilder Morais segue sem alteração, conforme o acertado em reunião no dia (17). Assessores próximos ao senador garantem que existem nomes mais ou menos definidos para a nominata de deputados federais, estaduais e ao Senado. “Nem começamos o ano eleitoral e tem muitas lideranças querendo fazer parte”, comemora uma fonte no PL. Quanto à prisão de Bolsonaro, Wilder foi um dos primeiros a se manifestar em seu perfil no Instagram, neste sábado (22).

“Bolsonaro foi um dos maiores presidentes de nossa história, querido pelo Brasil inteiro e agora injustiçado com uma prisão preventiva. Registro minha indignação e acredito que a maioria dos brasileiros compartilham esse sentimento.” Para o deputado estadual de Goiás, Delegado Eduardo Prado (PL), aliado de Wilder e Bolsonaro, “essa prisão do ex-presidente mostra que a eleição vai ser de muita perseguição aos bolsonaristas, principalmente, se a polarização aumentar a temperatura ou se o candidato da direita ultrapassar Lula”.

Aliança do PL e MDB no DF pode naufragar
Os partidos de esquerda no Distrito Federal, notadamente o PT, PSB e PSol, fazem uma campanha midiática de desconstrução do governador Ibaneis Rocha (MDB), tendo como eixo o escândalo financeiro do Banco Master com o BRB. As inserções nas redes sociais de Geraldo Magela (PT) e de Ricardo Cappelli (PSB) visam afastar o PL da aliança e isolar politicamente o governador e sua vice.

Arruda na mira
Nos bastidores do serpentário político, o que não faltam são análises sobre a situação do ex-governador José Roberto Arruda (sem partido). Ninguém duvida que a esquerda fará de tudo para tirar da corrida eleitoral os favoritos a disputar o governo pelo campo da direita. O PT controla o STF, a mídia tradicional e vai eliminar a concorrência via ações judiciais com respaldo midiático.

Inovação e futuro
Rio Verde no Sudoeste goiano está entre os municípios que mais investem em inovação tecnológica. Esse olhar sobre o emprego de tecnologias na gestão pública despertou o interesse dos organizadores da Campus Party Goiás 2025. Carrijo foi um dos prefeitos que falou sobre soluções inteligentes para os municípios. “Mostrei aos participantes a visão de Rio Verde como cidade tecnológica, que já vive na prática o conceito de Smart City — uma cidade que usa dados, conectividade e inovação para melhorar a vida das pessoas.”

Conectados
Em sua palestra, Wellington discorreu sobre os projetos implantados, como o Smart Agro HUB, a Sala do Agro, os gêmeos digitais, a ampliação da conectividade urbana, sensores inteligentes e a digitalização de serviços públicos. “Foi um bate-papo produtivo ao lado de grandes líderes, como os prefeitos Marden Jr. (Trindade), Fernando Pellozo (Senador Canedo) e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, Zé Frederico.”

Cristalina organizada
“Este ano, minha equipe e eu dedicamos e focamos na prospecção de recursos, planejamento de obras estruturantes e, pela primeira vez em muitos anos, vamos construir moradias populares”, diz o prefeito de Cristalina, Dr. Luís Otávio. Ele recebe nesta terça-feira (25) e na quarta-feira (26) toda a estrutura do Governo de Goiás do programa Goiás Social, coordenado pela primeira-dama Gracinha Caiado.

STF político e petista – Ninguém acredita que o Senado rejeite o nome de Jorge Messias para o STF, isto porque, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está determinado a ter maioria de votos na Corte. Mais do que isso, aparelhar o STF com gente afinada com as pautas de esquerda e controlar os passos da direita em 2026.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.