Goiano de 2026 terá calendário ampliado
Com Atlético-GO, Goiás e Vila Nova na Série B, Goiano ganha 14 datas e inicia em 11 de janeiro
A permanência de Goiás, Atlético-GO e Vila Nova na Série B do Campeonato Brasileiro também trouxe reflexos diretos para o calendário do Campeonato Goiano de 2026. Sem nenhuma equipe goiana na elite nacional — cuja competição começa mais tarde — o Estadual terá início no dia 11 de janeiro e contará com 14 datas.
Caso o Goiás tivesse conquistado o acesso para a Série A, o Goianão começaria no dia 7 de janeiro, com apenas 12 datas disponíveis. A alteração permitiu uma ampliação no formato da competição, especialmente no mata-mata.
Quartas e semifinal em dois jogos
Com o calendário mais folgado, as fases de quartas de final e semifinal do Goiano de 2026, que poderiam ser disputadas em jogo único, agora terão confrontos de ida e volta. A grande final também seguirá neste formato, com a decisão realizada na casa da equipe de melhor campanha.
Nesta primeira fase, os times não enfrentam adversários do próprio grupo. Cada clube fará oito partidas, todas contra equipes dos outros dois grupos, em turno único. Ao término da etapa, os oito melhores colocados na classificação geral avançam às quartas de final.
Leia também: Atlético-GO confirma retornos de jogadores para 2026
Rebaixamento terá novo formato
O sistema de descenso também sofreu alterações. Agora:
– O 12º colocado (lanterna geral) será rebaixado diretamente.
-O 10º e o 11º disputarão um playoff em dois jogos para definir o segundo rebaixado à Divisão de Acesso.
Mata-mata com mando do melhor campanha
A partir das quartas, todos os duelos serão disputados em ida e volta, e o time com melhor desempenho na soma geral das fases anteriores terá o direito de decidir em casa.
Fórmula de disputa e grupos definidos no Goiano
A edição de 2026 terá 12 clubes divididos em três grupos com quatro equipes cada:
Grupo A
-Vila Nova
-Crac
-Inhumas
-Goiatuba
Grupo B
-Anápolis
-Goiás
-Jataiense
-Aparecidense
Grupo C
-Atlético-GO
-Abecat
-Centro-Oeste
-Anapolina