Dono e cadelinha de Goiânia viajam pela América do Sul e transmitem ao vivo pelas redes sociais
O engenheiro de vídeo João Paulo Cardoso e sua pinscher Britney, de três anos e meio, deixaram Goiânia rumo a uma jornada por seis estados brasileiros e quatro países
O engenheiro de vídeo goiano João Paulo Cardoso e sua cadelinha Britney, uma pinscher de três anos e meio, iniciaram na manhã de quarta-feira (26) uma viagem pela América do Sul transmitida ao vivo pelas redes sociais. A dupla partiu de Goiânia em direção à Cordilheira dos Andes e ao Oceano Pacífico, passando por seis estados brasileiros e quatro países. João afirma que levar a cachorrinha — sua companheira de todos os dias — torna a aventura ainda mais especial.
Segundo ele, Britney adora passear pelas ruas e bosques do Setor Oeste, onde os dois moram. A personalidade inquieta e carinhosa da cadelinha ajudou a inspirar o tutor a colocá-la no banco do passageiro nessa jornada.
“Essa viagem sempre foi um sonho meu: conhecer a Cordilheira dos Andes e chegar até o Oceano Pacífico saindo de Goiânia. E nada mais justo que levar ela, que é minha companheira de todos os dias, que mora comigo. Ia ser muito injusto deixá-la morrendo de saudades”, contou.
O roteiro da dupla inclui paradas em São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Montevidéu, Buenos Aires, Santiago, San Pedro de Atacama, Assunção, Cidade do Leste e Foz do Iguaçu. “São muitos destinos, mas esses são os principais”, afirma.
A logística da viagem foi totalmente adaptada para o conforto da cadelinha.
“Fazemos paradas, em média, a cada 250 km, para ela poder andar, beber água, lanchar e também ir ao banheiro”, explica.
No carro, tudo é registrado. “Na live tem uma câmera interna no carro que todos podem acessar e ver ela a todo momento. No carro, a coisa que ela mais gosta de fazer é dormir. Mas a cada parada é uma explosão de energia”, relata João.
Apesar de serem apenas os dois na estrada, eles não estão completamente sozinhos.
“Sim, viajamos só eu e ela. Mas na parte do Brasil estamos encontrando amigos e também família pelas cidades em que paramos”, diz.
O veículo também foi adaptado exclusivamente para o projeto. João dirige um Toyota Yaris hatchback equipado com quatro câmeras, servidor de vídeo, inversor elétrico 220v, nobreak e uma antena Starlink Mini para manter a transmissão ao vivo estável até nos pontos mais remotos do continente.

A previsão de retorno a Goiânia é no dia 22 de dezembro.
Apesar de ter apenas 25 centímetros de altura, Britney encara a aventura como gigante. Para João, ela é a verdadeira co-pilota da missão.
“A presença dela fez dessa viagem uma aventura ainda maior”, resume.