O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 16 de dezembro de 2025
Disputa eleitoral

Embate de Caiado com Lula aponta segurança como centro dos debates em 2026

Datafolha mostra que cresce preocupação dos brasileiros com segurança e isso pode se refletir nas discussões eleitorais

Marina Moreirapor Marina Moreira em 16 de dezembro de 2025
Caiado
Governador faz comparações das políticas públicas adotadas em seu governo com ações feitas nas gestões do petista - Créditos: André Saddi/Secom e Ricardo Stuckert/PR

Dos pré-candidatos à Presidência da República, não dá para negar que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União) é um dos mais entusiasmados para competir o Palácio do Planalto, a começar por sua iniciativa de ser o primeiro a confirmar uma pré-candidatura para a presidência.

Sendo assim, Caiado já sinalizou interesse em dar partida aos debates presidenciais ao publicar um vídeo em suas redes em que o mesmo propunha debater com o presidente Lula (PT) assuntos relacionados a políticas públicas.

Ao cumprir agenda na Caravana Federativa em Belo Horizonte (MG), Lula apostou no discurso de pré-campanha e afirmou que em 2026 vai percorrer o país para confrontar resultados de políticas sociais entre o governo federal e gestões de oposição, como a de Ronaldo Caiado, Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, e Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo.

Caiado
“Estado tem que chegar aos mais pobres”, diz Lula na Caravana Federativa em Minas – Créditos: Ricardo Stuckert/PR

Acesse também: Candidatos preparam percurso eleitoral com foco no Palácio das Esmeraldas

Devolutiva

O chefe do Executivo goiano aproveitou a provocação de Lula para reforçar pontos sensíveis da gestão do petista e, de acordo com Caiado, tais pontos não são problemas para o governo de Goiás. É o caso de assuntos relacionados à segurança pública, tema considerado um obstáculo para Lula, mas de grande domínio por Caiado.

Assim, cabe considerar a pesquisa mais recente do Instituto Datafolha que mostra que o medo da violência levou 72% dos brasileiros a mudar de alguma forma a rotina com a qual estavam habituados. A pesquisa demonstra os impactos da violência e da segurança pública, ou da falta dela, na população.

Caiado
Operação Contenção, realizada no último dia 28 de outubro, no Rio de Janeiro, nos complexos da Penha e do Alemão, deixou mais de 120 mortos – (Créditos: Tomaz Silva/ABr)

Dessa forma, o governador busca demonstrar os pontos fracos de Lula ao criticar a situação atual da segurança pública no país. Há a percepção de que o presidente optou por confrontar seus futuros adversários na Caravana em Minas justamente porque o estado possui o segundo maior colégio eleitoral do país, atrás apenas de São Paulo.

Ainda no embate com Lula, o governador faz comparações das políticas públicas adotadas em seu governo com ações feitas nas gestões do petista. É o caso da política habitacional federal que, segundo Caiado, abre brechas para a ampliação do narcotráfico. “Aqui nós não entregamos aquelas casinhas que compõem conjuntos totalmente sequestrados pelo narcotráfico. Aqui em Goiás a gente entrega condomínio social com segurança plena para as pessoas viverem”, rebate Caiado.

Caiado
Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), usa discurso sobre segurança pública para confrontar Lula – Créditos: Divulgação Secom/GO

Um dia antes da publicação do vídeo de Caiado, na última quinta-feira (11), foi feita a entrega de moradias por meio do programa “Pra Ter Onde Morar”, ação essa realizada através do Goiás Social. Executado pela Agência Goiana de Habitação (Agehab), a ação contemplou famílias carentes do Estado com escritura definitiva e sem cobrança de prestações. “Aqui em Goiás, o governador Ronaldo Caiado determinou que a casa seja de qualidade e a custo zero: ao receber a chave de casa, a família já é dona e não tem que se preocupar com mais nada”, ressaltou o vice-governador Daniel Vilela durante a entrega das casas.

Combate ao crime

No entanto, o ápice da devolutiva de Caiado à provocação de Lula se dá quando o governador fala sobre segurança. “No Brasil sob o seu comando, há quase vinte anos, a tese é o seguinte: quando o PT governa, o bandido se alegra e o povo geme… Você [em menção a Lula] nunca atuou para combater as facções criminosas”, refuta Caiado.

Antes do recesso parlamentar, que deve ter início na próxima semana, a Câmara dos Deputados deve submeter para votação a PEC da Segurança e o PL Antifacção e, ambos os projetos, tiveram destaque na agenda de Caiado.

Caiado
Governador Ronaldo Caiado durante aprovação do Projeto Antifacção na Câmara dos Deputados. O texto seguirá para o Senado – Créditos: Hegon Corrêa

Em relação as duas propostas, o governador têm feito observações e críticas por achar que os textos tirarão a autonomia dos estados no combate ao crime organizado. Em diversas falas sobre o assunto, Caiado reitera o êxito de sua gestão na área de segurança e no combate às facções, o que pode ser um tiro no próprio pé, dado as investigações da operação Carbono Oculto feita pela polícia federal que revelou neste ano a inserção do crime organizado na cadeia de postos de combustíveis em Goiás. Nesse sentido, é de se esperar que a pauta de segurança pública seja o ponto central das discussões, sobretudo, dos debates eleitorais que, pelo visto, parecem já ter começado.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também