O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Labirinto de incerteza divide Zé Mário entre MDB e o PSD

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 17 de dezembro de 2025
Zé Mário
Ilustração: Takeshi Gondo

Em política, a verdade costuma ter muitas versões e, em determinados casos, permanece inconclusiva, à mercê de especulações. Nenhuma liderança política passa incólume de ser o centro das atenções e ocupar boa parte das conversas sobre suas estratégias. Homens que lideram ou fazem parte de uma elite política como José Mário Schreiner, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (Faeg), não escapam de ser o centro das atenções.

No sábado (13), Zé Mário, como é conhecido politicamente, promoveu o ‘Encontro Estadual de Lideranças do Agro 2025’, que reuniu cerca de 3 mil pessoas. No entanto, a repercussão não ficu restrita ao reconhecimento estratégico que levou o Sistema Faeg/Senar a comemorar vitórias junto ao agro. A ressonância maior foi o burburinho entre os presentes devido às ausências do governador Ronaldo Caiado (União Brasi) e seu vice, Daniel Vilela (MDB). O não comparecimento de ambos foi justificado, mas, para a maiorias dos presentes, entre eles políticos como o deputado federal Ismael Alexandrino (PSD), causou estranheza.

Zé Mário era (ainda é?) tido como um potencial vice de Daniel, mas a ausência foi lida pelos mais atentos como distanciamento. Outro fato especulado sugere uma possível filiação de Zé Mário ao PSD, fato que não agrada Caiado. Caso se confirme essa mudança radical de Zé Mário, muda muito o jogo político em Goiás, visto que o PSD caminha para se distanciar da base caiadista. Se o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, tirar o partido das mãos do senador Vanderlan Cardoso, Daniel não perde quase nada, afinal, o PSDB só tem três prefeitos e eles apoiam Caiado. Outro ponto é que, se o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), resolver ser candidato a presidente da República, o PSD de Goiás pode cai no colo de Wilder Morais (PL). O senador é amigo de Tarcísio e Kassab quer oxigenar o partido em Goiás.

Se é bom deve continuar, diz pesquisa
Daniel Vilela (MDB), pré-candidato a governador de Goiás, não tem do que se queixar no quesito pesquisas. O vice conta com o apoio 69,6% dos entrevistados, que torcem pela continuidade da gestão do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Na avaliação de aliados, como o prefeito de Valparaíso, Marcos Vinicius (União Brasil), “Daniel esteve em todas as ações do governo no Entorno e pode atestar o quanto ele é bem-vindo à nossa região”. “Esta é uma amostra do favoritismo dele como pré-candidato da base do governador Caiado.”

Renato é o cara
No ‘Encontro Estadual de Lideranças do Agro 2025’, promovido pela Faeg no sábado (13), o ex-presidente do Sindicato Rural de Catalão e ex-candidato a prefeito, Renato Ribeiro, foi lançado pré-candidato a deputado estadual por várias lideranças do agro com o apoio de José Mário. Acontece que o presidente do PL goiano, senador Wilder Morais, quer bancar Renato para deputado federal.

Chance maior
Na avaliação de Wilder, Renato tem maior chance na disputa para federal que estadual, já que, em Catalão, vai ter no mínimo quatro candidatos a estadual fortes, entre eles o ex-prefeito Adib Elias, os deputados Jamil Calife, Gustavo Sebba, entre outros.

Adultos na sala
A jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo, postou que Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem afirmado, nos bastidores, ser contrário à pré-candidatura de Flávio Bolsonaro (PL). Na avaliação dele, o peso do sobrenome tende a aprofundar a polarização política e favorecer o presidente Lula, hoje visto como “obsoleto”. Para Tarcísio, “os adultos vão entrar na sala”, governadores e o Centrão, para articular uma alternativa fora do bolsonarismo. E ele pode ser este nome.

Cinco candidatos
Com a filiação do ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, no PSD e a deputada distrital Paula Belmonte no PSDB, passam a ser cinco os candidatos ao Palácio do Buriti, sede do governo na capital da República. Além de Arruda e Paula Belmonte, estão Ricardo Cappelli (PSB), Leandro Grass (PT) e Celina Leão (PP).

Audiência pública – Atendendo pedido do deputado estadual Delegado Eduardo Prado (PL), a Alego realiza audiência pública para debater a legalidade dos estacionamentos em áreas verdes e a execução das obras no Parque das Laranjeiras, em Goiânia.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.