Espetáculo “Vila Belém” traz o nascimento de Jesus para o sertão goiano em apresentação única em Goiânia
Musical com humor, regionalismo e cultura popular será apresentado no dia 20 de dezembro, no Teatro Madre Esperança Garrido, com elenco formado por 70 voluntários
E se Jesus tivesse nascido aqui em Goiás, em uma pequena currutela do interior? É exatamente essa a proposta do espetáculo musical Vila Belém, com exibição única aberta ao público, agendada para o dia 20 de dezembro no Teatro Madre Esperança Garrido, às 19h30min.
Com muito bom humor e regionalismo, os personagens centrais do Natal atuam em um contexto sertanejo e prometem muitas risadas e surpresas mesmo em uma história tão conhecida. Maria convive com a fofoca das lavadeiras, Herodes, aqui, é o Horondino, o prefeito-fazendeiro que manda e desmanda em toda a redondeza. Os reis magos chegam a cavalo, vindos de terras do outro lado do Brasil para conhecer o Menino.
Tudo isso em meio a dança, pamonha, galinha caipira, trajes típicos, canções típicas autorais e outros elementos da cultura goiana. Organizada pela Igreja Metodista Central em Goiânia (IMCG), 70 voluntários do Ministério de Artes estão ensaiando desde setembro para a exibição. “As pessoas vão ver Goiás ali”, diz Jeniffer Jacob, à frente da coordenação do espetáculo.

Ela explica que, ao longo dos últimos anos, os espetáculos organizados pela IMCG vêm sendo construídos em diversos cenários e narrativas. “É uma forma da mensagem central do nascimento de Jesus permanecer compreensível para diferentes gerações. Ao transportarmos esta história para estes cenários atuais, a gente abre espaço a novas reflexões e olhares, ampliando seu alcance”, diz. Mas ela reforça que a ideia não é substituir o texto bíblico – tanto que há diversas citações originais da Bíblia nos diálogos dos personagens durante o music al.
Pastor da IMCG, Edinei Reolon explica que o propósito do espetáculo é resgatar o sentido original do Natal e não deixar que ele se perca. “A comemoração do Natal está cada vez mais se distanciando do original e isso é comum acontecer, já que se passaram mais de 2 mil anos. Então, constantemente, precisamos reafirmar o sentido real desta história. Quando a gente comemora um aniversário, não é normal que os pais e pessoas próximas comentem como foi o nascimento da pessoa? Então, é isso que estamos buscando”, refletiu.
Os ingressos estão à venda em valor simbólico para subsidiar os custos e podem ser adquiridos antecipadamente através do WhatsApp (62) 98406-3468. No dia do espetáculo, também estará sendo vendido na bilheteria enquanto houver vagas. O valor é de R$ 30. Crianças até 06 anos não pagam, mas não tem direito a assento individual. Crianças de Até 10 anos pagam meia com direito a assento; a partir de 11 anos, o valor é integral.