O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
TÁ DANDO O QUE FALAR...

Direita propõe cancelamento à Havaianas após comercial com Fernanda Torres

Campanha publicitária virou alvo de críticas e boicote após interpretação política de frase dita no comercial

Bia Salespor Bia Sales em 22 de dezembro de 2025
Havaianas
O estopim da polêmica foi uma frase dita pela atriz Fernanda Torres, protagonista do comercial veiculado pela marca. (Imagem: Divulgação)

A campanha de fim de ano da Havaianas virou alvo de críticas e ameaças de boicote por parte de políticos, influenciadores e apoiadores da direita. O estopim da polêmica foi uma frase dita pela atriz Fernanda Torres, protagonista do comercial veiculado pela marca.

Na peça publicitária, a atriz afirma que não deseja que o público “comece 2026 com o pé direito”, mas sim “com os dois pés”. A mensagem, com tom leve e simbólico, foi suficiente para gerar reações negativas nas redes sociais, onde o trecho passou a ser interpretado como uma provocação política ou crítica indireta a discursos conservadores.

“Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito”, diz a atriz. Em seguida, ela explica o conceito da campanha. “Não é nada contra a sorte. Mas, vamos combinar, sorte não depende de você, depende de sorte. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser. Vai com tudo, de corpo e alma, da cabeça aos pés.”

A repercussão ganhou força quando o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos), de Minas Gerais, propôs publicamente o boicote aos produtos da marca, acusando a campanha de carregar viés ideológico. A partir daí, o tema passou a circular em perfis ligados à direita, que classificaram a Havaianas como mais uma empresa “alinhada à esquerda” e defenderam deixar de consumir os produtos. Segundo ele, a referência ao pé direito e uma “metáfora” contra as eleições de representantes da direita.

“As Havaianas vão falar que foi só uma propaganda, mas a gente sabe o recado que a Havaianas quis deixar aqui, até porque o ano que vem é um ano eleitoral. E o país está extremamente polarizado. E quem que ela contrata para poder fazer essa propaganda? Uma atriz que é declaradamente contra a direita”, afirma o senador em um vídeo postado em suas redes sociais.

A reação de Eduardo Bolsonaro à campanha da Havaianas

O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro, do PL, publicou um vídeo em seu perfil no Instagram neste domingo (21), criticando a Havaianas. Morando nos Estados Unidos desde fevereiro, o político, que teve seu mandato cassado pela Câmara dos Deputados devido ao número excessivo de faltas, também registrou o descarte de um par de chinelos da marca no lixo em protesto. “Eu me enganei, eles escolheram para ser a garota propaganda da sandália uma pessoa declaradamente de esquerda. Uma pessoa que não está nem aí, ou melhor, defende a prisão da Débora do batom da Adalgilza, da Iraci Nagoshi e ainda fala para você não começar o ano com o pé direito”, criticou.

Confira o vídeo:

Do outro lado, a campanha também recebeu apoio de internautas que enxergaram exagero nas críticas e defenderam a liberdade criativa da publicidade. Para esse grupo, a frase dita por Fernanda Torres faz parte de um discurso simbólico e motivacional, sem conotação partidária direta, e a reação seria mais um reflexo da polarização política no país.

Até o momento, a Havaianas não se pronunciou oficialmente sobre as críticas ou sobre as ameaças de boicote.

Leia mais: Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro e define próximos passos

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também