Orquestra Filarmônica de Goiás vence premiação nacional de música
Projeto foi o mais votado pelo público na categoria ”Melhor Álbum de Música de Concerto” e alcançou 58,5% da preferência
A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) conquistou o Prêmio Concerto 2025 na categoria Melhor Álbum de Música de Concerto com o projeto “Claudio Santoro”, após liderar a votação popular promovida pela Revista Concerto. O resultado foi divulgado nesta semana e confirmou a escolha do público, que atribuiu ao álbum 58,5% dos votos válidos entre os dias 7 e 21 deste mês.
Neste projeto, sob a regência do maestro Neil Thomson, a Orquestra Filarmônica de Goiás interpreta obras escritas nos últimos anos de vida do compositor: Concerto para Viola, Concerto para Orquestra de Câmara, e as Sinfonias nº 13 e nº 14. As peças destacam a escrita orquestral refinada de Santoro, marcada pela expressividade intensa e pela profundidade emocional.
O álbum integra o projeto “Música do Brasil”, que visa gravar e divulgar a obra do compositor brasileiro, contando com a participação da Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG), Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (OFMG), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, o Instituto Guimarães Rosa o selo Naxos.
Para Neil Thomson, maestro titular e diretor artístico do álbum, essa premiação popular coroa o trabalho desenvolvido pela OFG em 2025. “Esta vitória demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido pela Orquestra Filarmônica de Goiás e sinaliza a generosidade e o carinho do público que nos acompanha durante todo ano. Estamos muito felizes por este prêmio que nos é dado pelas mãos do público, encerrando nosso ano com chave de ouro”, celebra o maestro. Esta é a segunda vez que a OFG é premiada na categoria de melhor álbum, a primeira foi em 2022 com o projeto “Santoro: Sinfonias nº 5 e nº 7”.
O Prêmio Concerto de Música Clássica e Ópera celebra anualmente artistas, instituições, concertos, óperas e registros fonográficos de destaque no Brasil. Em 2025, a premiação reúne 21 indicados, distribuídos em sete categorias. Além da escolha popular, o álbum da Orquestra Filarmônica de Goiás participa da votação da crítica que vai eleger os melhores do ano. O resultado do júri especializado será conhecido na publicação da revista Concerto do primeiro bimestre de 2026.
Leia também: Musical sobre Rita Lee desembarca em Goiânia com apresentações únicas