O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Caiado combate agiotagem e faz Goiás economizar R$ 28 bilhões

Nilson Gomespor Nilson Gomes em 29 de dezembro de 2025
Caiado
Foto: Secom

O líder alemão Otto von Bismarck, morto em 1898, deixou uma frase que parece antecipar a disputa eleitoral de 2026: “Nunca se mente tanto como antes das eleições, durante uma guerra e depois de uma caçada”. Estudioso de políticos bem-sucedidos, o governador Ronaldo Caiado viu sua fama crescer durante as negociações envolvendo as dívidas de Goiás.

Tanto a equipe do ex-ministro Paulo Guedes (2019–2022) quanto a do atual ministro Fernando Haddad (desde 2023) se convenceram de que, ao permitir que o governador detalhasse as dificuldades financeiras do Estado, o resultado seria a concessão de descontos, empréstimos sem juros e até algum agrado extra.

Provocado a falar sobre o tema em conversa com O HOJE, Caiado adotou o tom bem-humorado: “Fora a classificação do Vila Nova à Série A do Brasileirão, resolvi todos os problemas insolúveis do Estado”. Milagre não é exatamente sua especialidade, mas o governador conseguiu, segundo ele próprio, “tirar Goiás das taxas de agiotagem que o Estado pagava”.

À época, havia dívidas corrigidas por juros de até 15% ao ano — percentual comparado, de forma irônica, ao praticado pela máfia italiana. “As facções do Rio e de São Paulo devem ter aprendido com quem emprestou dinheiro a Goiás em outros tempos”, brinca o texto.

Em alguns casos, o resultado foi considerado excepcional. Caiado afirma ter conseguido refinanciar dívidas por até 30 anos, com pagamento restrito à correção pela inflação, estimada entre 4% e 5% ao ano, e juros zerados. Essas renegociações renderam ao Estado uma economia estimada em R$ 28 bilhões.

O desempenho fiscal reforçou a imagem do governador entre estudantes, que passaram a chamá-lo de “Tio Caiado”. O governo ampliou investimentos em merenda escolar, distribuição de computadores, uniformes completos — com tênis e mochila — e promoveu a reconstrução de cerca de mil escolas. O resultado foi o primeiro lugar de Goiás no Ideb, indicador que mede o nível da educação básica no país.

Enquanto o Governo Federal cobra moradias por meio da Caixa Econômica Federal, Caiado destaca que, em Goiás, casas são distribuídas gratuitamente. Diante desse cenário, quem insistir em mentir, como alertava Bismarck, pode acabar falando para um público cada vez menor.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.