Com calendário estendido e série D recorde, Goiás terá 9 representantes no Brasileirão
CBF oficializa calendário com 156 clubes nas quatro divisões; Trio de Ferro divide a Série B, Anápolis busca o acesso na C e interior ganha força com cinco times na quarta divisão ampliada.
A temporada de 2026 será, sem dúvida, um marco na história do futebol brasileiro. Com as mudanças anunciadas pela CBF em outubro deste ano, o calendário nacional sofreu uma metamorfose: a elite começará mais cedo (janeiro) e a Série D teve seu número de participantes inflado de 64 para 96 clubes. Para o estado de Goiás, o cenário é de protagonismo e muitos quilômetros a percorrer, com nove representantes espalhados por quase todas as séries.
Série B: O “Goianão Nacional”
Pela primeira vez em anos, a Série B terá um sotaque goiano carregadíssimo. Com os rebaixamentos de Fortaleza, Ceará, Juventude e Sport vindos da Série A, a concorrência será feroz. Goiás, Atlético-GO e Vila Nova formam o bloco do centro-oeste na Segunda Divisão, transformando a competição em uma extensão das rivalidades locais. O calendário do torneio está previsto para começar em 21 de março e terminar em 28 de novembro.
Leia também: O declínio do Goiás como celeiro de craques e o risco da “Barriga de aluguel”
Série C e D: O interior em foco
O Anápolis é o único representante goiano na Série C, após o acesso histórico. O Galo da Comarca terá pela frente potências como Paysandu, Ferroviária e o tradicional Santa Cruz (que subiu da D).
Já na Série D, a “invasão goiana” é notável. Com a ampliação para 96 clubes, o estado terá cinco times na disputa: ABECAT, Aparecidense, CRAC, Goiatuba e Inhumas. O calendário da quarta divisão, que começa em 5 de abril, tornou-se um refúgio de tradição com a presença de clubes como América-RN, Joinville, Paraná Clube e o ABC.
Resumo do Calendário Geral (Era 2026)
-Série A: 28 de janeiro a 2 de dezembro (Duração recorde de 10 meses).
-Série B: 21 de março a 28 de novembro.
-Série C: 5 de abril a 28 de outubro.
-Série D: 5 de abril a 13 de setembro.