O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 10 de janeiro de 2026
LUTO NA TV

Morre Manoel Carlos, autor que marcou gerações da teledramaturgia brasileira

Criador de novelas ambientadas no Rio e conhecido pelas personagens Helena, escritor faleceu aos 92 anos

Thais Munizpor Thais Muniz em 10 de janeiro de 2026
manoel carlos
Escritor e novelista, Manoel Carlos, em sua casa no Leblon, Rio de Janeiro (Marcos D'Paula/Dedoc)

Morreu neste sábado (10) o autor, diretor, produtor e escritor Manoel Carlos, aos 92 anos, no Rio de Janeiro. Conhecido como Maneco, ele estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana. A informação foi confirmada pela família por meio de uma nota divulgada pelo perfil Boa Palavra. A causa da morte não foi informada.

De acordo com o comunicado, o falecimento ocorreu por volta das 20h. “É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Manoel Carlos Gonçalves de Almeida, carinhosamente conhecido como Maneco, ocorrido hoje, aos 92 anos”, diz a nota. A família informou ainda que o velório será fechado e restrito a familiares e amigos íntimos, e pediu respeito à privacidade neste momento.

O autor enfrentava a Doença de Parkinson e estava em tratamento. No último ano, a condição havia comprometido o desenvolvimento motor e cognitivo. A confirmação da morte foi feita pela família poucas horas após o falecimento.

manoel carlos
Anúncio da família de Manoel Carlos – Foto: reprodução / Boa Palavra

Trajetória na televisão e início da carreira

Manoel Carlos iniciou sua trajetória artística ainda jovem, aos 17 anos, nos palcos. Antes de se consolidar como um dos principais nomes da teledramaturgia brasileira, passou por diversas emissoras, atuando como autor, produtor, diretor e também como ator. Sua chegada à TV Globo ocorreu em 1972, quando assumiu a função de diretor-geral do programa Fantástico.

Ao longo da carreira, Maneco construiu uma relação direta com o público ao retratar histórias cotidianas, conflitos familiares e relações afetivas ambientadas, em grande parte, no Rio de Janeiro. A cidade não aparecia apenas como cenário, mas como elemento constante das narrativas, influenciando o ritmo e o comportamento dos personagens.

Entre as novelas mais conhecidas escritas por Manoel Carlos estão Baila Comigo (1981), Felicidade (1991), Por Amor (1997), Laços de Família (2000), Mulheres Apaixonadas (2003), Páginas da Vida (2006), Viver a Vida (2009) e Em Família (2014). Essas produções alcançaram grande repercussão e se tornaram referências da dramaturgia televisiva brasileira.

As Helenas e a marca autoral de Manoel Carlos

Um dos elementos mais reconhecidos da obra de Manoel Carlos foi a criação das personagens chamadas Helena. Presentes em diversas novelas, as Helenas eram mulheres adultas, geralmente mães, colocadas diante de dilemas familiares, afetivos e éticos. De Baila Comigo a Em Família, essas personagens se tornaram um traço recorrente do autor e ajudaram a consolidar sua assinatura narrativa.

manoel carlos
As ”Helenas” do autor Manoel Carlos – foto: gShow

Além do trabalho como novelista, Manoel Carlos também atuou como escritor e diretor em outros formatos audiovisuais. Sua produção dialogava com temas como relações familiares, envelhecimento, maternidade, juventude e conflitos geracionais, sempre a partir de histórias ambientadas no cotidiano urbano.

Manoel Carlos deixa duas filhas: a atriz Júlia Almeida e a roteirista de novelas Maria Carolina. Conforme informado pela família, o velório será realizado de forma reservada, sem acesso ao público.

 

 

Leia também: Morre aos 19 anos Isabel Veloso durante luta contra o câncer

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também