Wagner Moura faz história e conquista prêmio de melhor ator em filme de drama no Globo de Ouro
Longa também foi premiado como Melhor Filme em Língua Não-Inglesa; Foi a primeira vez na história em que o Brasil venceu dois prêmios em uma mesma edição do Globo de Ouro.
O ator Wagner Moura conquistou, na noite deste domingo (11), o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama no Globo de Ouro 2026, um dos mais importantes troféus da temporada de premiações de cinema em Hollywood.
A vitória veio por sua performance no longa brasileiro O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho — filme que também foi premiado como Melhor Filme em Língua Não-Inglesa na mesma cerimônia.
No papel de Marcelo, um professor que enfrenta perseguições durante a ditadura militar brasileira nos anos 1970, Wagner Moura se destacou entre nomes fortes de Hollywood, superando concorrentes como Joel Edgerton (“Train Dreams”), Oscar Isaac (“Frankenstein”), Dwayne Johnson (“The Smashing Machine”), Michael B. Jordan (“Pecadores”) e Jeremy Allen White (“Springsteen: Deliver Me from Nowhere”) na disputa pela estatueta.
Em seu discurso ao receber a estatueta pelo trabalho, Moura falou sobre os temas centrais do filme. “É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que se um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis”, disse. “E para todo mundo no Brasil que está assistindo isso agora, viva o Brasil e a cultura brasileira”, completou em português.
Conquista histórica para Wagner Moura e para o cinema brasileiro

A conquista de Wagner Moura marca um momento histórico para o cinema brasileiro: esta foi a primeira vez na história que em o Brasil venceu dois prêmios em uma mesma edição do Globo de Ouro.
Ao receber o prêmio de melhor filme em língua não-inglesa, o diretor Kleber Mendonça Filho mandou um “alô, Brasil”, agradeceu o elenco e elogiou Wagner Moura, dizendo que “as melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo”. “Dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um momento da história muito importante para fazer filmes, aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Vamos continuar fazendo filmes”, disse o cineasta.
Além do prêmio principal de atuação, o longa O Agente Secreto foi um dos filmes mais celebrados da noite e também está entre os favoritos para as próximas indicações ao Oscar 2026.
“Uma batalha após a outra” foi o maior ganhador da noite ao levar as categorias de melhor filme de comédia ou musical, direção e roteiro (Paul Thomas Anderson) e atriz coadjuvante (Teyana Taylor).
Leia mais: O Agente Secreto vence Critics Choice e soma novos marcos internacionais