O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026
Segurança Pública

Caiado apresenta modelo de segurança de Goiás e destaca queda histórica da violência

Em Salvador, governador afirma que investimentos superiores a R$ 30 bilhões transformaram o estado em referência nacional na área

Micael Silvapor Micael Silva em 15 de janeiro de 2026
Caiado
Foto: Junior Guimarães e Hegon Correa

O governador Ronaldo Caiado destacou, nesta quarta-feira (14), em Salvador (BA), a experiência de Goiás na formulação e execução de políticas públicas de segurança que transformaram o estado em referência nacional. A apresentação ocorreu durante um painel sobre o Plano Municipal de Segurança Pública e Social da capital baiana, que reuniu servidores da área, especialistas e autoridades locais.

Durante a exposição, Caiado afirmou que a segurança pública é a base para o desenvolvimento de todas as áreas do governo. “A segurança pública é a coluna vertebral da governabilidade. Quando ela é implantada de forma eficiente, todas as outras áreas avançam e alcançam o patamar que a sociedade deseja”, afirmou.

O governador ressaltou que o modelo adotado em Goiás desde 2019 resultou em uma queda consistente nos índices de violência. Entre 2018 e 2024, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes no estado caiu 52,1%, passando de 39,3 para 18,8. Pela primeira vez na série histórica, o índice ficou abaixo da média nacional, que foi de 20,8 em 2024.

Ano a ano, a redução se manteve de forma contínua: 39,3 (2018); 32,3 (2019); 31,3 (2020); 26,1 (2021); 24,8 (2022); 22,5 (2023) e 18,8 (2024). Com isso, Goiás deixou de figurar entre os estados mais violentos do país para integrar a lista dos mais seguros.

Caiado
Foto: Junior Guimarães e Hegon Correa

“Nesses sete anos de governo, investimos mais de R$ 30 bilhões em segurança pública”, destacou Caiado. Segundo ele, os avanços são resultado de investimentos estruturais, como ampliação do efetivo das polícias e da Polícia Penal por meio de concursos públicos, modernização de viaturas, armamentos e equipamentos, além do fortalecimento dos centros integrados de comando e controle.

O governador também enfatizou o uso intensivo de tecnologia no combate ao crime, com sistemas de monitoramento, drones, softwares de inteligência, bancos genéticos e integração de bases de dados. Entre as inovações, Caiado citou o IA Contra o Crime, sistema que está em fase de implantação no Entorno do Distrito Federal. “A ferramenta vai além da identificação facial e consegue reconhecer roupas, partes de placas de veículos ou qualquer informação fornecida pela vítima”, explicou.

Para o prefeito de Salvador, Bruno Reis, a presença de Caiado no evento foi fundamental. “Queremos aprender como a segurança pública é feita em Goiás e de que forma a gestão municipal pode contribuir, mesmo sendo uma atribuição constitucional do Estado”, afirmou.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também