Resumo da novela A Escrava Isaura: de 19 a 23 de janeiro
A semana em A Escrava Isaura é marcada por mentiras, manipulações e pelo avanço da obsessão de Leôncio, que intensifica suas armações para separar Isaura de Álvaro e mantê-la sob seu domínio
Segunda-feira (19/01)
Tomásia visita Miguel na prisão, onde ele revela que um dos condenados é inocente. Coqueiro é levado para a execução. Leôncio flagra Malvina conversando com Geraldo e, em seguida, vai até a cozinha impor sua presença a Isaura, exigindo intimidade e roubando-lhe um beijo. Branca e Geraldo descobrem a viagem de Álvaro, e Francisco alerta Leôncio sobre o retorno do rapaz, levando o fazendeiro a correr para contar a notícia à escrava.
Terça-feira (20/01)
Geraldo esclarece o verdadeiro motivo da partida de Álvaro. Branca decide deixar a cidade. Leôncio planeja usar um falsário para imitar a letra de Álvaro em uma carta destinada a Isaura, afirmando que ele não quer mais a escrava. Branca escuta a conversa entre Leôncio e Francisco e se oferece para ajudar a afastar Isaura de Álvaro.
Quarta-feira (21/01)
Leôncio beija Branca e dá andamento à farsa da carta. Isaura recebe o documento falso e fica profundamente decepcionada. A escrava revela a Malvina que Leôncio promete libertar Miguel caso ela se case com Belchior. Tomásia admite estar interessada em Miguel, enquanto Álvaro retorna à cidade sem saber da armadilha.
Quinta-feira (22/01)
Leôncio discute com Tomásia e consegue convencer Miguel da suposta veracidade da carta. Isaura chora, acreditando ter sido abandonada por Álvaro. Helena perde o controle e agride o doutor Paulo. Malvina tenta aconselhar Isaura, enquanto Álvaro chega em casa.
Sexta-feira (23/01)
Malvina presenteia Isaura com um colar de ouro. Leôncio faz juras de amor à escrava, reforçando sua obsessão. Tomásia convida Belchior para morar em sua fazenda. Henrique descobre os planos de casamento envolvendo Isaura, e Rosa demonstra o desejo de voltar para a casa de Sebastião.
Leia também: https://ohoje.com/2026/01/12/a-escrava-isaura-resumo/