O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026
Rio Fashion Week

Calendário da moda 2026 reúne desfiles globais e estreia no Rio

Estreia da Rio Fashion Week reposiciona o país no calendário da moda internacional

Luana Avelarpor Luana Avelar em 19 de janeiro de 2026
Calendário da moda
Foto: iStock

A definição das principais datas da indústria fashion para 2026 começa a desenhar um ano de movimentos estratégicos e disputas por visibilidade global. Entre semanas consagradas na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia, o Brasil passa a ocupar um novo espaço com a Rio Fashion Week, iniciativa que amplia a presença nacional no circuito internacional de desfiles e eventos.

Prevista para abril, a Rio Fashion Week terá cerca de 30 desfiles no Pier Mauá, no centro do Rio de Janeiro. O evento será realizado pela IMM, mesma empresa responsável pelo São Paulo Fashion Week, e terá Paulo Borges como diretor criativo. A proposta é associar o imaginário do Rio à moda autoral brasileira, reforçando a cidade como vitrine cultural e criativa.

O ano começa com a sequência tradicional de semanas masculinas e de alta-costura em janeiro, passando por Milão, Paris e Copenhague. Em fevereiro e março, entram em cena as fashion weeks de inverno em Nova York, Londres, Milão, Paris e Tóquio, consolidando o primeiro grande bloco do calendário da moda.

O Brasil no centro do calendário da moda

A partir do segundo trimestre, o foco se desloca para os desfiles resort e para eventos de forte impacto simbólico, como o Met Gala, em maio. Em junho e julho, Milão e Paris voltam a concentrar atenções com as coleções masculinas de verão e a alta-costura, enquanto o Brasil mantém sua agenda autoral com a Casa de Criadores.

O segundo semestre é marcado pelas semanas de moda de verão 2027, que se estendem de agosto a outubro e percorrem Copenhague, Nova York, Londres, Milão e Paris. No cenário nacional, o São Paulo Fashion Week segue como principal plataforma de negócios e criação, ao lado da nova Rio Fashion Week, que passa a integrar oficialmente o circuito anual.

Com uma agenda extensa e distribuída ao longo do ano, o calendário da moda de 2026 reflete não apenas a organização do setor, mas também as disputas por narrativa, território e relevância cultural em um mercado cada vez mais globalizado.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também