O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
Entrada e saída

Aeroporto de Goiânia bate recorde histórico de passageiros e reflete aquecimento da economia regional

Aeroporto supera 3,8 milhões de usuários em 2025, impulsionado por expansão da malha aérea, retomada consistente do setor e crescimento do turismo de negócios e lazer

Letícia Leitepor Letícia Leite em 21 de janeiro de 2026
4 abre Fluxo de passageiros no Aeroporto de Goiania Foto Motiva Aeroportos
Ampliação e a qualificação da malha aérea tiveram papel central nesse desempenho. O terminal passou a contar com mais frequências e voos diretos para os principais hubs do País, o que facilita conexões nacionais e internacionais. Foto: Motiva Aeroportos

O Aeroporto de Goiânia registrou, em 2025, o maior fluxo de passageiros de sua história e consolidou um novo patamar de crescimento para a aviação regional. Ao longo do ano, mais de 3,8 milhões de pessoas passaram pelo terminal, número que supera o registrado em 2024, quando 3.462.467 passageiros utilizaram o aeroporto. O avanço de 11,40% confirma uma trajetória de expansão sustentada no período pós-pandemia.

Além do crescimento no volume de usuários, o aeroporto contabilizou 57.604 movimentações de aeronaves entre pousos e decolagens, indicando aumento da oferta de voos e maior confiança das companhias aéreas no mercado goiano. O desempenho local acompanha o cenário nacional: em 2025, os aeroportos brasileiros transportaram 129,6 milhões de passageiros, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), alta de 9,4% em relação ao ano anterior e recorde histórico do setor.

Para o gerente do Aeroporto de Goiânia, administrado pela Motiva, Wander Melo Jr., o resultado vai além da simples retomada após a pandemia. “2025 foi um ano muito marcante […] logo depois da pandemia, Goiânia foi um dos aeroportos que se destacou por recuperar o fluxo de passageiros mais rápido que a média nacional”, afirma.

Segundo ele, a ampliação e a qualificação da malha aérea tiveram papel central nesse desempenho. O terminal passou a contar com mais frequências e voos diretos para os principais hubs do País, o que facilita conexões nacionais e internacionais. Em períodos de alta demanda, como férias e feriados prolongados, também foram ofertadas rotas diretas para destinos turísticos do Nordeste, como Salvador e João Pessoa, ampliando o perfil de lazer do passageiro goiano.

“E essa malha aérea é tão importante porque ela realmente melhora a vida do passageiro, ela fortalece o nosso turismo regional e facilita a logística para aquele passageiro que depende das conexões para fazer negócios não só no País, mas fora do País também”, destaca o gerente.

Aumento do fluxo no aeroporto é indicador direto do aquecimento da economia estadual

Do ponto de vista econômico, o aumento do fluxo de passageiros é um indicador direto do aquecimento da economia estadual. Para o economista Luiz Carlos Ongaratto, o crescimento reflete tanto o avanço do turismo de lazer quanto o fortalecimento do turismo de negócios e eventos. Segundo ele, esse movimento sinaliza maior atividade econômica. “O aeroporto de Goiânia recebe o fluxo de passageiros de todo o Estado de Goiás, não havendo outros aeroportos disponíveis, o que incrementa o número de passageiros e de voos para atender a toda a população”, explica.

Ongaratto ressalta ainda que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás amplia a capacidade de consumo, especialmente entre as classes média e alta, público que mais utiliza o transporte aéreo e sente de forma menos intensa os efeitos da inflação e do custo de vida. Ao mesmo tempo, ele pondera que o setor aéreo ainda enfrenta desafios estruturais, como a instabilidade financeira de companhias e o déficit global de aeronaves, o que limita expansões mais agressivas.

Nesse contexto, o desempenho de Goiânia indica uma consolidação estratégica. “O que observamos pode ser o reflexo de uma consolidação maior de voos, principalmente com aeronaves particulares e o aumento de voos para roteiros turísticos e também econômicos, principalmente São Paulo”, analisa.

A mudança no perfil do passageiro também chama atenção. Pesquisas internas do aeroporto apontam crescimento do turismo de lazer, sem perda de relevância do passageiro corporativo. Em meses como julho, o saldo de desembarques superou o de embarques, sinalizando maior entrada de visitantes na Capital. Para acompanhar essa demanda, a administração tem investido em melhorias operacionais, reforço de equipes, infraestrutura e integração com órgãos reguladores.

“E esse trabalho vai aparecer na prática, desde reforço das nossas equipes nos horários pico, melhoria dos nossos processos, da integração com os nossos órgãos reguladores, as melhorias de infraestrutura que nós estamos fazendo desde que assumimos a concessão. Tudo isso ajuda o passageiro a perceber que o aeroporto está acompanhando esse ritmo de crescimento e o quão ele é importante para a nossa cidade, para toda uma economia”, conclui Wander.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também