O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 24 de janeiro de 2026

Crianças precisam de ônibus escolar, mas parlamentares preferem eventos

Nilson Gomespor Nilson Gomes em 21 de janeiro de 2026
Crianças
Foto: Sérgio Rocha Alego

O ano letivo mal começou e começou mal. Prefeitos reclamam dos gastos com o transporte escolar, sem perspectiva de melhora. Tudo porque os parlamentares se “esquecem” de mandar emenda para comprar ônibus e micro-ônibus para levar os estudantes da zona rural para as aulas na cidade. Sobra dinheiro para eventos, como Deputados Aqui, aniversário de emancipação, rodeios, festival disso e daquilo, mas comida e locomoção de quem é o futuro do município, nada.

É um desvio completo. O micro-ônibus compete com bitrem lotado de cana e caminhão com cereal arrebentando as estradas vicinais. Sequer sobra espaço para as crianças, os adolescentes e jovens. Quando se chocam, adivinhe de que lado são as vítimas? Aliás, a Educação é vítima sempre – dos atuais 17 deputados federais e dos três senadores, que não indicam os veículos para transporte.

A desculpa dos congressistas é que o Ministério da Educação está sem estoque de micro-ônibus. Quando o comprador é o MEC, sai mais barato, porque adquire milhares por vez. Não é bem assim: parlamentares e prefeitos dão uma de espertalhões porque se o Governo Federal já está com os pátios cheios de veículos, nem precisa contar como emenda, simplesmente repassam.

Na hora de votar, é preciso saber quanto o seu deputado enviou para o transporte escolar. Se mandou emenda para shows, a possibilidade de haver rolo é imensa. Para a saúde, igualmente. Maquinário, também. Nos discursos, Educação é prioridade. Na prática, para bancar o leva-e-traz de alunos, as prefeituras têm de tirar dinheiro de um caixa quase vazio.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.