O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026
NOVOS CAMINHOS

Kajuru revela diagnóstico de Parkinson e avalia futuro político

Senador do PSB por Goiás afirma que vai priorizar a saúde e ainda não decidiu se seguirá na vida pública após o fim do mandato, em 2026

Micael Silvapor Micael Silva em 26 de janeiro de 2026
Kajuru
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Após receber o diagnóstico de mal de Parkinson, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO), de 65 anos, afirmou que ainda não definiu se continuará na política ao fim de seu mandato no Senado Federal, que se encerra neste ano.

Em entrevista à coluna Painel, Kajuru revelou que descobriu a doença em dezembro e já iniciou o tratamento. Até então, o parlamentar não havia tornado o diagnóstico público. Segundo ele, a reação inicial foi de pensar em se afastar da política, mas hoje avalia novos caminhos, inclusive a possibilidade de disputar uma vaga de deputado federal por São Paulo, algo inédito em sua trajetória.

“É o desejo do PSB. Começou com a opinião do amigo ministro Márcio França e agora é de todo o partido. Depois de ter sido diagnosticado com mal de Parkinson, decidi priorizar a minha saúde. Tenho que pensar bem nesse novo desafio. São Paulo é hoje o meu maior público nas redes sociais”, afirmou o senador.

Kajuru já havia sinalizado anteriormente que não pretende disputar a reeleição ao Senado e que poderia retornar ao jornalismo esportivo na televisão, área onde construiu grande parte de sua carreira. Caso confirme a mudança de domicílio eleitoral, será a primeira vez que concorrerá a um cargo fora de Goiás.

Trajetória política

O parlamentar iniciou a carreira política em Goiânia, onde foi eleito vereador em 2016 com 37,9 mil votos, tornando-se até hoje o mais votado da história do município. Dois anos depois, em 2018, foi eleito senador por Goiás, com mais de 1,5 milhão de votos.

Em agosto do ano passado, Kajuru se licenciou do Senado por 30 dias para tratar fraqueza muscular, insônia, ansiedade e depressão. Diabético, ele também já passou por uma cirurgia para retirada de um tumor no pâncreas, em 2019.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também