O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 29 de janeiro de 2026
ART DÉCO

Goiânia se afirma como capital do Art Déco e reforça identidade cultural

Cidade intensifica ações de preservação, lança roteiro turístico e transforma patrimônio arquitetônico em política pública

Luma Silveirapor Luma Silveira em 29 de janeiro de 2026
Goiânia se afirma como capital do Art Déco e reforça identidade cultural
O aspecto cultural é aquele que permanece, e o Art Déco é o patrimônio goianiense incontestável a nível brasileiro e mundial | Fotos: Rômullo Carvalho e Wesley Costa

Goiânia nasceu moderna, desenhada para o futuro, mas foi no Art Déco que encontrou sua alma. Espalhado por praças, avenidas e prédios históricos, o estilo arquitetônico transformou a capital em um verdadeiro museu a céu aberto, onde linhas geométricas, formas simétricas e fachadas monumentais contam a história de uma cidade planejada para representar progresso. O Palácio das Esmeraldas, a antiga Estação Ferroviária, o Teatro Goiânia e o Coreto da Praça Cívica não são apenas construções: são símbolos de uma identidade urbana que atravessa gerações e mantém viva a memória coletiva do povo goiano.

Cem anos depois, o Art Déco deixa de ser apenas cenário e passa a ocupar novamente o centro do debate cultural, turístico e político da capital. O movimento de valorização do patrimônio histórico ganha força com ações de preservação, criação de roteiros turísticos, reformas de prédios e projetos de revitalização do Centro, intensificando um resgate que vai além da estética: trata-se de reafirmar o orgulho de ser goiano. Goiânia, hoje reconhecida como a capital nacional do Art Déco, transforma sua própria arquitetura em instrumento de pertencimento, identidade e patriotismo cultural, projetando para o Brasil e para o mundo a história que está gravada em suas ruas, fachadas e monumentos.Esse movimento de resgate ganhou forma durante a solenidade realizada no Palácio das Esmeraldas, nesta quinta-feira,29, que reuniu gestores públicos, representantes da cultura, arquitetos, historiadores e pesquisadores em torno de um mesmo propósito: celebrar, reconhecer e projetar o Art Déco como patrimônio vivo da cidade. 

Para o membro da comissão organizadora do centenário, Barbosa Neto, o estilo é o maior legado cultural da capital. “O aspecto cultural é aquele que permanece, e o Art Déco é o patrimônio goianiense incontestável a nível brasileiro e mundial. Independentemente de rankings, Goiânia é um dos maiores acervos de Art Déco do planeta”, afirmou. Segundo ele, a criação do roteiro turístico oficial consolida esse reconhecimento. “Esse roteiro não é da universidade, não é da prefeitura, não é do governo do estado. É um roteiro do município de Goiânia, um produto da sociedade.”

O vice-governador Daniel Vilela reforçou que a valorização da cultura deve ser política permanente de Estado. “O governador Ronaldo Caiado sempre teve um apreço muito grande pela história do nosso Estado e da nossa capital e nunca deixou de investir em ações que resgatassem a nossa identidade cultural”, disse. Ele citou a restauração de igrejas centenárias e prédios históricos como parte de um processo que une memória, desenvolvimento e educação.

Na esfera nacional, a deputada federal Flávia Morais destacou que Goiânia concentra o maior acervo de Art Déco do Brasil, o que motivou a criação do Projeto de Lei 45/2024, que concede à capital o título de Capital Nacional do Art Déco. “Esse reconhecimento valoriza nossa história e fortalece a identidade cultural da cidade. Terá repercussão direta na preservação do patrimônio e na promoção do turismo”, afirmou.

O governador Ronaldo Caiado também ressaltou o papel do Estado na recuperação de imóveis históricos. “Nós nos empenhamos em resgatar o maior conjunto arquitetônico da América Latina, que só perde para Miami, e isso precisa ser cada vez mais realçado”, declarou. Segundo ele, mais de R$ 50 milhões já foram investidos na restauração de prédios tombados, como os da Praça Cívica e o Liceu de Goiânia. “Preservar o patrimônio também é investir em educação e dignidade.”

Centro de Goiânia entra no foco da revitalização

Goiânia se afirma como capital do Art Déco e reforça identidade cultural
Mabel recebe homenagem pela valorização do Art Déco em Goiânia | Fotos: Alex Malheiros

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, destacou que as comemorações do centenário começaram ainda em 2025, com uma série de ações culturais, concursos, debates públicos e a emissão de um selo comemorativo pelos Correios. Para ele, o movimento agora se transforma em política urbana. “Nós vamos revelar o Art Déco que hoje está escondido atrás das fachadas e trazer vida de volta ao Centro. A ideia é recuperar os prédios, valorizar o patrimônio e transformar essa área em um polo cultural, turístico e residencial de Goiânia”, afirmou.

Mabel também anunciou que a prefeitura vai reformar fachadas de prédios históricos e estimular a ocupação da região por meio do programa Morar no Centro, que prevê incentivos para atrair moradores. “O Centro foi abandonado por décadas, mas guarda uma riqueza arquitetônica única. O Art Déco precisa voltar a ser visto, vivido e sentido pelas pessoas.”

A presidente da GoiâniaTur, Nárcia Kelly, destacou que a identidade da cidade também deve ser refletida nos novos projetos urbanos. “A tendência mundial é modernizar o Art Déco sem perder suas características. Muitas obras em Goiânia precisam seguir essa pegada, com um estilo contemporâneo, mas preservando os traços que identificam a cidade”, explicou. Segundo ela, o roteiro turístico oficial fortalece a projeção nacional da capital. “Esse movimento consolida Goiânia como referência do Art Déco para o Brasil.”

Medalhas celebram quem preserva a história

Goiânia se afirma como capital do Art Déco e reforça identidade cultural
Autoridades são agraciadas com medalha do Centenário do estilo arquitetônico Art Déco: Estado investe na restauração e preservação do patrimônio histórico | Fotos: Rômullo Carvalho e Wesley Costa

Como parte das comemorações, 30 personalidades receberam a Medalha Comemorativa Centenário do Art Déco, honraria instituída pela GoiâniaTur em reconhecimento a pessoas e instituições que contribuíram para a valorização do patrimônio histórico da capital. Entre os homenageados estão o governador Ronaldo Caiado e a secretária estadual de Cultura, Yara Nunes, cuja pasta destinou mais de R$ 18 milhões para a revitalização dos prédios da Praça Cívica.

A entrega das medalhas simboliza um momento histórico: o Art Déco deixa de ser apenas herança do passado e se transforma em projeto de política pública, inclusão e história. Em um futuro onde arquitetura, memória e identidade caminham juntas, devolvendo à cidade não apenas suas fachadas, mas também o orgulho de ser Goiânia.

Autoridades homenageadas:

Sandro Mabel – Prefeito de Goiânia
Ronaldo Caiado – Governador de Goiás
Sebastião Augusto Barbosa Neto – Representante do SET
Nárcia Kelly Alves da Silva – Presidente da Goiâniatur e do Comitê Organizador Art Déco
Uugton Batista da Silva – Secretário da Cultura do Município de Goiânia
Gisele Pereira Campos Faria – Secretária da Educação do Município de Goiânia
Djan Hennemann – Ex-secretário de Comunicação de Goiânia
Yara Nunes – Secretária da Cultura do Estado de Goiás
Gilvane Felipe – Superintendente do Iphan em Goiás
Izabela Luiza Rodrigues – Presidente do Sindegtur-GO
Iuri Rincon Godinho – Representante da Academia Goiana de Letras
Braúlio Vinicius Ferreira – Professor da UFG
Angelita Pereira de Lima – Reitora da UFG
Antonio Cruvinel – Reitor da UEG
Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon – Reitora do IFG
Olga Ronchi – Reitora da PUC Goiás
Luis Alberto Pereira – Presidente da OCB
Priscila Vilarinho – Representante do Sebrae Goiás
Salma Saddi – Ex-superintendente regional do Iphan
Luis Fernando Naves Sanches de Siqueira – Vereador
Lamartine Moreira – Presidente do Crea
Leandro Crispim – Presidente do TJGO
Jales Guedes – Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás
Simone Bujate Brandão – Presidente do CAU
Edmundo de Carvalho Pinheiro – Presidente do Conselho do NTU
Luiz Fernando Teixeira – Arquiteto
Silvana Dias – Goiâniatur, coordenadora do Comitê Organizador Art Déco
Virmondes Cruvinel – Deputado estadual
Gutto Lemes – Representante do Art Déco Festival
Joaquim Alves de Castro Neto – Conselheiro do TCMGO

Acesse também: Caiado será determinante para escolha do vice na chapa de Daniel

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também